TEOLOGIA E PEDAGOGIA – SOB A ÓTICA DA “GRAÇA E CRUZ”: desafios para uma pastoral
DOI:
https://doi.org/10.7213/pp.v1i1.10742Palavras-chave:
Relação teologia e pedagogia, Graça e cruz, Teologias luteranas, Hermenêutica ricoeuriana, Pedagogia freireana.Resumo
O artigo realiza um diálogo entre teologia e pedagogia tendo como referencial básico a teologia da “graça e cruz” e como parceiros a teologia luterana, a hermenêutica de Paul Ricoeur e a pedagogia de Paulo Freire. Estes três parceiros estão presentes em todo o texto e, ao mesmo tempo, se sobressaem em algumas partes. No início o texto apresenta, de forma sintética, uma reflexão sobre a dimensão interdisciplinar que fundamenta a inter-relação entre teologia e pedagogia, destacando a idéia: “é necessário um diálogo franco, aberto e crítico onde se quer perceber o quanto de pedagógico está inserido na reflexão teológica e o quanto de teológico está embutido em determinada concepção pedagógica”. O texto destaca a “tríade” da educação, filosofia e teologia presente no pensamento de Comenius e reflete sobre a “tríade antropológica” de Paulo Freire, que contém uma forte dimensão teológica. Perpassa e transpassa todo texto uma reflexão sobre a teologia da cruz em que transparece a dimensão confessional do autor e revela uma perspectiva ecumênica e dialógica. Na leitura do texto fica evidente que a teologia da cruz influencia a interpretação da hermenêutica de Paul Ricoeur e da pedagogia de Paulo Freire e, ao mesmo tempo, a teologia luterana é reinterpretada pelo pensamento freireano. Assim, o próprio texto pretende ser, dentro dos seus limites e de suas características, uma intersecção dialógica e crítica entre as diversas ciências do conhecimento humano.
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