Pistis & Praxis | Chamada para Artigos 2026

2025-05-30

Dossiê V.18, N.1 (2026) – Prazo para submissão: 28/02/2026

Teologia e Tecnologias: Nas Fronteiras do Humano

Responsável: Dra. Andréia Cristina Serrato - PUCPR

Com o avanço das novas tecnologias, a partir da I.A., percebemos impactos na vida do ser humano, interrogando-se sobre um novo humanismo. A questão é como a Teologia contribui para o debate? Neste sentido este dossiê pretende refletir sobre a pessoa e a biogenética, a partir das questões éticas, o encontro entre teologia e cosmologia, perguntando: qual é o nosso lugar no cosmos? Há tecnologias de solução que respondam ao cuidado da casa comum e ao impacto da crise ecológica? Com as mudanças oferecidas pela I.A. como fica a criação compreendida desde a Teologia? Impacta sobre o sentido da vida humana? Como ficam os jovens diante disso, pois são os mais expostos às tecnologias? Estas e tantas outras perguntas que surgirão auxiliam a dar passos de posicionamento ético-teológico- cristão diante dos desafios apresentados. A Teologia, como ciência, na busca da compreensão da natureza de Deus, da religião, das questões pastorais e espirituais pode dar sua contribuição. O objetivo deste dossiê, encontra-se em refletir eticamente ao levantar questões sobre responsabilidades, privacidade, justiça, dignidade humana, impactos sociais e ambientais na criação. Investigar implicações teológicas da I.A., bem como das novas tecnologias que envolvam questões sobre a relação entre criação humana e criação divina. E, dialogar interdisciplinarmente com especialistas da área.

  

Dossiê v.18, n. 2 (2026) – Prazo para submissão: 30/04/2026

Cultura do cuidado: as instituições religiosas e a proteção de Crianças e Adolescentes

Responsável: Dr. Márcio Luis Fernandes - PUCPR

Este dossiê da Pistis e Praxis contemplará aspectos relacionados às instituições religiosas, suas políticas, programas e protocolos de proteção a crianças e adolescentes. Serão particularmente apreciados artigos inovadores que demonstrem os esforços para prevenção dos abusos dentro dos ambientes eclesiais e os esforços de conscientização que favoreçam a promoção de uma cultura de cuidado e atenção às normas estatais locais. Este dossiê pretende reunir reflexões interdisciplinares que articulem a reflexão teológica e pastoral com outras áreas como a educação, a psicologia e o direito para ajudar a pensar ambientes eclesiais seguros. A análise teológica e recepção do motu próprio Vos estis lux mundi – VELM, 2023 – do Papa Francisco, as influências em outras instituições, e “conversão contínua e profunda dos corações, atestada por ações concretas e eficazes que envolvam todos os membros da Igreja” estarão na centralidade das reflexões. O dossiê aceitará submissões que foquem na interação entre as experiências de formação educativa; prevenção e proteção  em instituições religiosas cristãs e não cristãs.

  

Dossiê v.18, n. 3 (2026) – Prazo para submissão: 30/06/2026

João e as 7 Igrejas: apocalipse, apocalítica, arqueologia e teologia no primeiro século

Responsável: Dr. Luiz Alexandre Solano Rossi – PUCPR

O livro do Apocalipse é uma composição fascinante que sempre intrigou tanto intelectuais quanto o povo das comunidades. Escrito não para conduzir seus leitores a processos de alienação e de negação da, mas sim, para levar o leitor a interpretar os sinais da história a partir da perspectiva dos que sofrem. A restauração da dignidade e da esperança do ser humano se apresenta em suas páginas, assim como condena as instituições promotoras de toda sorte de maldade. O presente dossiê recebe artigos a respeito do Apocalipse de João a partir de suas múltiplas leituras: exegéticas, teológicas, hermenêuticas, arqueológicas, decoloniais.