Envíos

La revista no acepta envíos en este momento.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O autor garante que os trabalhos submetidos a esta revista são originais e não foram elaborados com violação a quaisquer direitos de terceiros, tendo obtido todas as autorizações necessárias para inclusão de conteúdos complementares, tais como mas não restritos a traduções, ilustrações, quadros e citações, as quais o autor também se compromete a indicar a fonte precisa de onde foram obtidos. O autor ainda declara que os trabalhos não contém declarações difamatórias, que atentem contra moral, bons costumes, código de conduta do Grupo Marista e/ou que viole direitos de propriedade intelectual.

Directrices para autores/as

1. Submissão

Autores devem submeter seus artigos acessando o link submissão on-line.

Dúvidas quanto ao processo de submissão podem ser esclarecidas por meio do e-mail [email protected] (Evelise Souza, editora) ou endereço e telefones abaixo:

Evelise Souza

PPGO-PUCPR

Rua Imaculada Conceição, 1155

Curitiba, PR, Brasil, 80215-901

Fone: 55-41-3271-1637

Fax: 55-41-3271-1405

2. Direitos autorais

A submissão de artigo pelos autores implica que concordam automaticamente em transferir os direitos autorais do artigo à Editora Universitária Champagnat em caso do artigo ser publicado. Quando o artigo for aceito, os autores receberão uma declaração de direitos autorais do escritório da Editora, o qual deve ser reenviado assinado pelo autor principal em nome de todos os demais coautores.

3. Questões éticas

- Autoria

Todo artigo submetido deve ter sido lido e aprovado por todos os autores. Além disso, todos os autores devem estar de acordo com a submissão do artigo. Não há limite para número de autores. Entretanto, o Editor se reserva no direito de, em determinados casos, solicitar uma declaração quanto à contribuição individual de cada autor.

- Agradecimentos

Deve incluir todas as fontes de apoio externo, bem como pessoas que contribuíram com o trabalho.

- Comitê de Ética

Artigos que contenham os resultados de estudos com humanos ou animais devem incluir o número de protocolo e uma breve menção à aprovação do estudo por um Comitê de Ética local. Casos clínicos devem conter uma breve menção do consentimento do paciente em uma seção nomeada Consentimento informado, inserida logo após a Conclusão do artigo. Uma cópia do consentimento informado do paciente deve ser enviada no momento da submissão do artigo. Se qualquer foto submetida apresentar os olhos do paciente e/ou não tiver sido fornecido um termo de consentimento, a Editora Champagnat se reserva o direito de cancelar a publicação do artigo.

O Archives of Oral Research endossa o CONSORT (Consolidated Standards of Reporting Trials) (www.consort-statement.org), um conjunto de recomendações para publicação de estudos randomizados controlados. Apenas estudos clínicos que tiveram sua metodologia registrada serão aceitos para publicação. O número de registro deverá ser incluído no fim do Resumo e na seção Materiais e métodos. Para informações adicionais sobre registro de estudos clínicos, visite os sites a seguir:

http://www.icmje.org/publishing_10register.html

http://www.who.int/ictrp/network/en/index.html

- Conflitos de interesse

Qualquer associação comercial que possa gerar um conflito de interesses com um artigo submetido deve ser declarada na seção Conflitos de interesse. Neste caso, o autor correspondente deverá solicitar o formulário de conflito de interesse ao editor Rodrigo Nunes Rached por e-mail ([email protected]), preenchê-lo e submetê-lo com o artigo.

4. Custos

Quase todos os artigos são publicados sem custo aos autores. A publicação de ilustrações coloridas poderá ser solicitada ao editor e o seu custo será de responsabilidade dos autores.

5. Formatação geral

- Página de Título em arquivo separado do arquivo do artigo.

- Texto sem quebra de página da introdução até as referências.

- Texto com quebra de página para resumo e palavras-chave, tabelas, figuras e legendas.

- Layout A4, Times New Roman 12 pontos, justificado.

- Espaçamento entre linhas: 1,5 pontos.

- Margens laterais: 3,0 cm/margens superior e inferior: 2,5 cm.

- Páginas numeradas consecutivamente iniciando em Resumo.

Página de Título

- Título;

- Nome completo do(s) autor(es) seguido de letra minúscula sobrescrita e entre colchetes ([a]) para indicar graus acadêmicos, posições e afiliações institucionais.

- Autor correspondente: informe endereço, telefone, fax e e-mail.

- Resumo (ver detalhes de formatação específica a seguir).

- Palavras-chave: de três a dez, segundo a lista de Medical Subject Headings (MeSH) do Index Medicus.

6. Formatação específica

Artigos científicos originais

- Descreve observações experimentais originais e significantes, com detalhamento suficiente para a sua avaliação e eventual reprodução do estudo.

- Máximo de 20 páginas digitadas incluindo resumo e palavras-chave, introdução, material e métodos, resultados, discussão, conclusões, agradecimentos (quando necessário), conflitos de interesse (quando necessário), referências, tabelas, figuras e legendas.

- O Resumo deve conter de 100 a 250 palavras e ser estruturado em objetivo(s), material e métodos, resultados e conclusão.

Revisões críticas

- Reflete uma abordagem ampla dos autores sobre determinado assunto, ao invés de uma mera sumarização sequencial de trabalhos da literatura.

- Máximo de 33 páginas digitadas incluindo resumo e palavras-chave, introdução, fontes de dados, seleção dos trabalhos, revisão, conclusões, agradecimentos (quando necessário), conflitos de interesse (quando necessário), referências, tabelas, figuras e legendas.

- Resumos devem conter mínimo de 100 e máximo de 250 palavras e ser estruturados em objetivo(s), fontes de dados, seleção dos trabalhos, conclusões.

Relatos de caso

- Casos clínicos de alto impacto e significância clínica. Casos de condições clínicas amplamente conhecidas não serão aceitos.

- Deve incluir uma revisão da literatura detalhada, enfatizar a relevância clínica e apresentar novos protocolos ou técnicas.

- Máximo de dez páginas digitadas incluindo resumo e palavras-chave, introdução, relato do caso, discussão, conclusão, agradecimentos (quando necessário), conflitos de interesse (quando necessário), declaração de consentimento informado, referências, tabelas, figuras e legendas.

- Resumo deve conter mínimo de 50 e máximo de 150 palavras, e ser estruturado em objetivo, discussão e conclusão.

Cartas ao editor

Comentários breves e ocasionais de artigos recentemente publicados no periódico, acompanhados da resposta dos autores do artigo em questão.

7. Tabelas, Figuras e Legendas

- Tabelas

Devem ser autoexplicativas e informativas, sem duplicar informações contidas no texto. Devem conter uma legenda concisa. As colunas devem conter títulos que descrevem os dados apresentados em cada uma delas. Rodapés devem ser inseridos abaixo da tabela e conter as abreviaturas da tabela. Inclua as tabelas no mesmo arquivo do texto do artigo.

- Figuras

Figuras devem ser salvas no formato TIFF ou JPEG. Figuras coloridas ou em tons de cinza devem ter ao menos 300 dpi. Desenhos vetorizados isolados ou combinados com figuras devem ter ao menos 1.200 dpi. Incorpore as figuras no mesmo arquivo do texto do artigo, e também salve e envie cada uma das figuras em arquivos separados.

- Legendas

Insira as legendas das tabelas e figuras no fim do texto do arquivo principal do artigo. As legendas das tabelas também devem ser digitadas juntamente com as suas respectivas tabelas no texto principal do artigo.

8. Referências (www.icmje.org)

- As normas para as citações das referências do Archives of Oral Research seguem o guia para autores, editores e editoras da National Library of Medicine, disponível emhttp://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html

- Referências devem ser numeradas consecutivamente segundo a ordem em que são primeiramente citadas no texto.

- As referências devem ser numeradas na ordem em que aparecem no texto e citadas entre parênteses: (1), (3, 5, 8), (10-15).

- No texto, cite artigos com dois autores citando os dois nomes. Por exemplo: "Segundo Santos e Silva (1)...”. Para artigos com três ou mais autores, cite o primeiro autor acompanhado da expressão “et al.”. Por exemplo: “Silva et al. (2) observou...".

- Resumos não são aceitos como referências.

- Referências de artigos aceitos, porém ainda não publicados, devem ser mencionadas como “in press”; os autores devem obter permissão por escrito para a citação da referência, bem como verificar se a mesma foi realmente aceita para publicação.

- Evite citar comunicações pessoais a não ser que esta forneça informações essenciais e indisponíveis a partir de uma fonte pública. Neste caso, o mês/ano da comunicação deve ser citado no texto.

- O estilo e a pontuação das referências devem seguir os formatos a seguir. Cite apenas os seis primeiros autores seguidos de “et al.” quando exceder este número.

Artigos em periódicos

Wenzel A, Fejerskov O. Validity of diagnosis of questionable caries lesions in occlusal surfaces of extracted third molars. Caries Res 1992;26:188-93.

Artigos em periódicos online

Baljoon M, Natto S, Bergstrom J. Long-term effect of smoking on vertical periodontal bone loss. J Clin Periodontol [serial on the Internet]. 2005 Jul [cited 2006 June 12];32:789-97. Available at: http://www.blackwell-synergy.com/doi/abs/10.1111/j.1600-051X.2005.00765.x

Livros

Paiva JG, Antoniazzi JH. Endodontia: bases para a prática clínica. 2. ed. São Paulo: Artes Médicas; 1988.

Capítulos de livro

Basbaum AI, Jessel TM. The perception of pain. In: Kandel ER, Schwartz JH, Jessel TM. Principles of neural science. New York: McGraw Hill; 2000. p. 472-91.

Dissertação e tese

Martin JMH. Efeito protetor de flúor na rugosidade de superfície do esmalte humano submetido a clareadores dentais [dissertation]. Curitiba (PR): School of Dentistry, Pontifical Catholic University of Paraná; 2006.

Documentos online

Ueki N, Higashino K, Ortiz-Hidalgo CM. Histopathology [monograph online]. Houston: Addison Boocks; 1998. [Accessed on 2001 Jan 27]. Available at http://www.list.com/dentistry

Declaración de privacidad

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.