Síndrome de Down: influências na interação mãe-bebê

Autores

  • Tahena Silva Ferreira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Bauru. http://orcid.org/0000-0002-6089-9498
  • Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Bauru.
  • Bárbara Camila de Campos Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Bauru.

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.36.94.AO01

Palavras-chave:

Interação mãe-bebê, Síndrome de Down, Desenvolvimento Atípico.

Resumo

O nascimento de um bebê com Síndrome de Down (SD) irá exigir um processo de adaptação mais intenso por parte dos pais, especialmente pela mãe, o que pode impactar na maneira com que ela se relaciona com seu bebê. A escassez de estudos que avaliem a interação entre mãe e filho nessa condição apontam para a relevância de estudos que possam contribuir para minimizar os prejuízos desenvolvimentais globais que essa criança pode apresentar e os efeitos negativos em longo prazo para a díade. Objetivou-se descrever, comparar e correlacionar comportamentos interativos e não-interativos infantis e maternos, considerando os grupos de mães e bebês com e sem Síndrome de Down (SD), com base em grandes categorias e suas subcategorias comportamentais. Os resultados evidenciaram que uma interação positiva de um dos integrantes da díade favorece uma resposta positiva do outro integrante. Comportamentos de exploração, auto conforto e passividade diminuíram a probabilidade de interações positivas entre a díade. E a semelhança nos comportamentos dos bebês dos dois grupos sugere um possível ajustamento das mães de bebês com SD frente às demandas de seus filhos. Por fim, reconhece-se a relevância do presente estudo e também suas limitações, indicando a necessidade de continuidade e ampliação de estudos nessa área.

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Biografia do Autor

Tahena Silva Ferreira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Bauru.

Profissional de Marketing pela Universidade Norte do Paraná (2004). Especialista em Propaganda, Marketing e Publicidade pelo Centro Universitário Filadélfia - UniFil (2006). Psicóloga e Especialista em Análise do Comportamento Aplicada pelo Centro Universitário Filadélfia - UniFil (2014 e 2015. respectivamente). Mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Bauru/SP (2017). MBA em Gestão Estratégica Empresarial pelo Centro Universitário Filadélfia - UniFil (2017). Atualmente, é Docente do Colegiado de Psicologia da UniFil e supervisora de estágios na área clínica. Atua, também, como sócia e psicóloga analítico-comportamental do Instituto Carpe Diem, onde desenvolve atividades de treinamento à equipe transdisciplinar, atendimentos à pessoas com desenvolvimento atípico, especialmente, crianças com autismo por meio de intervenções ABA que englobam orientações de familiares e profissionais.

Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Bauru.

Possui graduação em Psicologia pela Fundação Educacional de Bauru, mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (IP/SP) e livre-docência em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, da Faculdade de Ciências, campus de Bauru, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Tem vários livros publicados (Psicologia da saúde: perspectivas interdisciplinares; Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem:investigações e análises), capítulos de livros e artigos publicados em periódicos com referee. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, especificamente desenvolvimento infantil e as variáveis que o influenciam. Entre as temáticas de desenvolvimento infantil estão: avaliação de desenvolvimento, interação mãe-bebê, prematuridade, impacto de mal formações e síndromes e, também, a influência de variáveis maternas como escolaridade, saúde emocional materna e práticas educativas. É bolsista Produtividade em Pesquisa, do CNPq (Pq-2).

Bárbara Camila de Campos, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Bauru.

Psicóloga, possui Graduação e Mestrado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, campus de Bauru. Atualmente é aluna de doutorado, bolsista CAPES, no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Bauru. Desenvolve atividade de pesquisa na área de Análise do Comportamento aplicada ao Desenvolvimento Infantil e interação mãe-bebê. Participa do Projeto de Extensão: " Acompanhamento do desenvolvimento de bebês: avaliação e orientação aos pais " e do Grupo de Pesquisa: "Ações preventivas e processos de intervenção em desenvolvimento infantil" e realiza supervisão como professora substituta no Estágio em Terapia Comportamental Infantil no Centro de Psicologia Aplicada.

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Publicado

2019-12-03

Como Citar

Ferreira, T. S., Rodrigues, O. M. P. R., & Campos, B. C. de. (2019). Síndrome de Down: influências na interação mãe-bebê. Psicologia Argumento, 36(94), 414–436. https://doi.org/10.7213/psicolargum.36.94.AO01

Edição

Seção

Artigos