SEMELHANÇAS E DISSONÂNCIAS EM ESPAÇOS DE ENSINAR E APRENDER
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.078.DS04Palavras-chave:
Ações complementares à escola. Relações de ensinar-aprender. Potência de ação.Resumo
Este texto se propõe a fazer dialogar duas pesquisas que investigaram ações complementares ao ensino regular, de modo a dar visibilidade às semelhanças e às dissonâncias entre ONG e circo-escola. Ambas as pesquisas investigaram os sentidos produzidos por jovens sobre as atividades desenvolvidas para além dos muros escolares, dentro de serviços de ações complementares à escola. Tendo como referência as contribuições de Vygotsky e autores do círculo de Bakhtin, enfocamos neste texto a dimensão dos sujeitos que participam das ações complementares, as experiências tal como vivenciadas nessas atividades e os sentidos que jovens produzem sobre elas. Por meio de entrevistas com os jovens aprendizes e observações no cotidiano dessas ações, destacamos as relações nesses espaços mediadas pela afetividade e pelo aumento da potência de ser. Movimento afetivo-volitivo que permitiu aos aprendizes e jovens irem além de si mesmos, além do que estava posto, instituído. A relação entre educadores e jovens aprendizes mediou o aprender e necessariamente constituiu e constitui sujeitos que se fazem permanentemente aprendizes. Consideramos, à guisa de conclusão, ONG e circo-escola como espaços de potência para a criação e a recriação das relações de ensinar e aprender, fundamentalmente em virtude do modo como as linguagens artísticas são ali trabalhadas.Downloads
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Publicado
2017-11-24
Como Citar
Pereira, E. R., de Assis, N., Zanella, A. V., & Maheirie, K. (2017). SEMELHANÇAS E DISSONÂNCIAS EM ESPAÇOS DE ENSINAR E APRENDER. Psicologia Argumento, 32(78). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.078.DS04
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Seção
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