O Sínodo para a Amazônia: um sínodo marcado pela escuta e pela alteridade

Moab César Carvalho Costa

Resumo


Este artigo representa uma contribuição direta dos trabalhos sinodais, desde o Círculo de Língua Portuguesa “A” em que o autor participou, como primeiro pentecostal presente num Sínodo, na qualidade de delegado fraterno. Donde o estilo de reflexão aberta, com enfoques diferentes e convergentes, tecida há poucas horas do encerramento dos trabalhos sinodais. De início, o autor retoma Michel De Certeau com sua proposta sobre a alteridade e o diálogo, no intento de superar atitudes colonizadores face às culturas, tão diversas. Do pensador Certeau ao papa Francisco dá-se uma longa conexão entre jesuítas, com a peculiaridade do segundo como o primeiro pontífice latino-americano, na história da Igreja Católica. Fato que o autor destaca como “conditio sine qua non” para a proposta, método, abordagem e resultados característicos do Sínodo para a Amazônia. Considerando a convicção ecumênica do Papa (em sintonia com o Concílio Vaticano II) e a presença pentecostal no território amazônico, o autor respondeu ao convite de participar do Sínodo como delegado fraterno pentecostal, enfatizando a teologia da amizade como disposição de encontro e diálogo com a Igreja Católica.

Palavras-chave


Vai depois

Texto completo:

PDF

Referências


ASSEMBLEIA ESPECIAL DO SÍNODO DOS BISPOS. Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral – Instrumentum Laboris para a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-amazônica. Brasília: Edições CNBB, 2019.

COSTA, M. C. C. Delegati fraterni al Sinodo dei Vescovi per la Regione Pan-amazzonica. 28 out. 2019a. Disponível em: . Acesso em: 31 out. 2019.

COSTA, M. C. C. O Aggiornamento do Pentecostalismo Brasileiro: as Assembleias de Deus e o processo de acomodação à sociedade de consumidores. São Paulo: Recriar, 2019b.

COSTA, M. C. C. Presentation of Pr. Moab César Carvalho Costa, Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil. 2019c. Disponível em: . Acesso em: 31 out. 2019.

DE CERTEAU, M. La fábula mística (Siglos XVI-XVII). Madri: Siruela, 2006.

DE CERTEAU, M. A escrita da História. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2011.

FRANCISCO. Encíclica Laudato Si’. Vaticano, 24 maio 2015.

PONTIFICAL COUNCIL FOR PROMOTING CHRISTIAN UNITY [PCPCU]. Delegati fraterni al Sinodo Pan-Amazzonico / News 2019. Disponível em: http://www.christianunity.va/content/unitacristiani/it/news/notizie-2019/2019-10-06-27-sinodo-per-l-amazzonia.html. Acesso em: 31 out. 2019.

SECRETARIA GERAL DO SÍNODO. Regulamento. Cidade do Vaticano: EPV, 2019.

RELATORIO CIRCOLO PORTOGHESE “A”. Cidade do Vaticano: Ed. Segreteria Generale del Sinodo, 2019.




DOI: http://dx.doi.org/10.7213/2175-1838.11.003.DS06

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Editora Universitária Champagnat

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.