Espírito Santo e Missão: algumas reflexões à luz da teologia da revelação de Andrés Torres Queiruga

Autores

  • José Aguiar Nobre Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.12.003.AO01

Palavras-chave:

Teologia da revelação. Espírito Santo. Missão. Imagem. Linguagem.

Resumo

Sob a inspiração do Espírito Santo, em vista do dinamismo e efetivação da missão, procuramos, na teologia da revelação de Torres Queiruga, uma fundamentação prática para a continuidade da missão. Na atualidade, o autor encontra-se dedicado ao dificílimo tema da Trindade. Não temos uma teologia do Espírito Santo em Torres Queiruga, entretanto, neste trabalho, buscaremos haurir as inspirações do Espírito naturalmente presentes na obra do teólogo galego para enfrentarmos os desafios da missão hodierna. Do ponto de vista formal, indagamos: como recorrer ao Espírito Santo para realizarmos a missão evangelizadora na atualidade? Metodologicamente recorremos à pesquisa bibliográfica. A nossa hipótese é de que é importantíssimo nos darmos conta de que Jesus Cristo está presente para nós com a mesma intensidade de antes e essa percepção faz com que todos sejamos imediatos a Ele. Os resultados esperados consistem em entendermos que, para o exercício da missão na cultura moderna, mediante o Espírito Santo, por utilizar uma linguagem e imagem do Deus amoroso, aliado do ser humano, Torres Queiruga apresenta uma proposta inteligível que traz arrazoadas iluminações das questões teológicas atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Aguiar Nobre, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor em Teologia Sistemático-Pastoral, pela Puc-RJ. Mestre em Educação, pela Puc-Campinas. Bacharel e Licenciado em Filosofia. Bacharel em Teologia. Foi Diretor do Instituto Estigmatino de Filosofia, em Campinas. Leciona Antropologia Teológica na “Escola Diaconal São Felipe” e Cristologia no IAFF, ambos na Arquidiocese de Curitiba. É membro da SOTER, ANPED, FINEDUCA E ALFE. Além das pesquisas em Financiamento, Gestão Educacional e Formação de Professore, tem pesquisado sobre a Revelação Divina; Patrística; Cristologia e Antropologia Teológica. É pároco/reitor no Santuário N. Sra. de Lourdes em Curitiba/PR. Endereço Postal: Praça Itália, 183 – Jd. Botânico. Curitiba/PR. Cep.: 80210-180. E-mail: [email protected].

Referências

CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Documento de Aparecida: V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. São Paulo: Edições CNBB/Paulus/Paulinas, 2007.

FRANCISCO. Laudato Si’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulus/ Loyola, 2015.

FRANCISCO. Evangelii Gaudium: sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. 2. ed. São Paulo: Paulus/Loyola, 2013.

KUZMA, C. Fazer teologia em tempos de crise. In: Instituto Humanitas Unisinos, 2016. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/562116-fazer-teologia-em-tempos-de-crise. Acesso em: 09 nov. 2017.

MERLEAU PONTY, M. Sentido y sinsentido. Barcelona: Edir. Península, 1977.

PESSOA, F. (Alberto Caeiro). O guardador de rebanhos III. In: NOGUEIRA JR, A. Releituras – textos. Projeto releituras. Disponível em: http://www.releituras.com/fpessoa_guardador.asp. Acesso em: 17 nov. 2017.

TORRES QUEIRUGA, A. A teologia depois do Vaticano II: diagnósticos e propostas. Trad. Afonso Maria Ligorio Soares. São Paulo: Paulinas, 2015.

TORRES QUEIRUGA, A. Creio em Deus Pai: o Deus de Jesus como afirmação plena do humano. Trad. I. F. L. Ferreira. São Paulo: Paulus, 1993.

TORRES QUEIRUGA, A. El problema de Dios en la modernidad. Estella (Navarra): Editorial Verbo Divino, 1998.

TORRES QUEIRUGA, A. Esperança apesar do mal: a ressurreição como horizonte. Trad. Pedro Lima Vasconcelos. São Paulo: Paulinas, 2007.

TORRES QUEIRUGA, A. Fim do cristianismo pré-moderno: desafios para um novo horizonte. Trad. Afonso Maria Ligorio Soares. São Paulo: Paulus, 2003.

TORRES QUEIRUGA, A. Recuperar a salvação: por uma interpretação libertadora da experiência Cristã. Trad. Afonso Maria Ligorio Soares. São Paulo: Paulus, 1999a.

TORRES QUEIRUGA, A. Recuperar a criação: por uma religião humanizadora. Trad. João Rezende Costa. São Paulo: Paulus, 1999b.

TORRES QUEIRUGA, A. Ateísmo e imagem Cristã de Deus. Concilium, Petrópolis: Vozes, n. 337, p. 42-54, 2010a.

TORRES QUEIRUGA, A. Repensar a ressurreição: a diferença cristã na continuidade das religiões e da cultura. Trad. Afonso Maria Ligorio Soares. São Paulo: Paulinas, 2010b.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Como Citar

Nobre, J. A. (2020). Espírito Santo e Missão: algumas reflexões à luz da teologia da revelação de Andrés Torres Queiruga. Revista Pistis & Praxis, 12(3). https://doi.org/10.7213/2175-1838.12.003.AO01