O Ensino Religioso e a diversidade religiosa no Brasil: desafios para a educação

Gisela Waechter Streck

Resumo


O presente artigo trata do Ensino Religioso como disciplina escolar. Faz um breve resgate histórico a partir das constituições brasileiras, enfatizando as discussões e as polêmicas em torno de sua inclusão ou não na escola. No texto, são apresentados dados sobre a diversidade em termos de religiosidade no Brasil e aspectos relevantes a serem considerados numa educação que leve em conta a pluralidade religiosa do país. Reflete sobre as possibilidades de educar o ser humano para a alteridade e para a tolerância. Conclui que o Ensino Religioso na escola pode ser um dos espaços para educar para a tolerância, por meio de um diálogo em que haja respeito e sensibilidade para conviver com as diferentes tradições religiosas presentes em sala de aula.

Palavras-chave


Ensino Religioso; Diversidade; Educação para a tolerância; Diálogo.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.7213/revistapistispraxis.6049

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