Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Caminhos de Diálogo?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Artigos

• Somente serão aceitos textos originais, que apresentem pesquisas e análises sobre ideias, temas, documentos, experiências e metodologias pertinentes à área da Teologia e Ciências da Religião, sobretudo temas relativos à teologia ecumênica e teologia das religiões, bem como ao diálogo inter-religioso.
• Deverão conter entre 10 e 15 laudas, respeitando a seguinte sequência: título (em português e inglês), resumo (entre 150 e 200 palavras), palavras-chave (mínimo de três e máximo de cinco), abstract, keywords, introdução, texto com subtítulos e notas de rodapé, conclusão e referências (bibliográfica e outras).

 

Relatos de pesquisa

• Serão aceitos textos que apresentem relatos sobre pesquisas em andamento, textos de provocação ao debate, estudos de caso, e demais trabalhos que não se enquadram em outras seções.
• Deverão conter título (em português e inglês), resumo (entre 150 e 200 palavras) palavras-chave (mínimo de três e máximo de cinco), abstract, keywords e notas de rodapé. O texto deverá ter no máximo 15 laudas.

 

Recensões

• As recensões deverão conter no máximo cinco laudas e apresentar: nome do autor do livro (e tradutor, se relevante), título, cidade, editora, ano da publicação e número de páginas.

 

Notas bibliográficas

• Resumos de teses e dissertações deverão conter no máximo cinco laudas e apresentar o nome do autor, título, ano, número de folhas, natureza do trabalho e área (dissertação ou tese em), programa de pós-graduação, instituição de ensino superior e local. O título dever ser traduzido para o inglês e informado entre parênteses. Deve-se indicar também resumo, palavras-chave, abstract e keywords da tese ou dissertação.
• Em nota de rodapé deverão ser informados o nome do orientador, a data da defesa e, se houver, a classificação/nota do trabalho.
• Também podem ser apresentados sínteses de eventos acadêmicos, com breve indicação dos textos apresentados nesses eventos.

 

Crônicas

A Caminhos de Diálogo presta também um serviço de divulgação em forma de crônicas de eventos e fatos significativos para a promoção do ecumenismo e do diálogo inter-religioso.

 

Documentação

A Caminhos de Diálogo dedica uma seção para a publicação de documentos relativos ao ecumenismo e ao diálogo inter-religioso.

 

Normas de submissão

Exige-se a titulação mínima de mestre dos(as) autores(as). Os trabalhos submetidos devem estar em Times New Roman, fonte 11, espacejamento 1,5, justificado. Citações diretas com menos de três linhas devem acompanhar formatação acima indicada e estar entre aspas. Citações com mais de três linhas devem ter recuo de quatro centímetros, em Times New Roman, corpo 10, espacejamento simples, justificado. Deixar o espaço entre os parágrafos em 0pt em todo o texto. As citações diretas devem ser indicadas no sistema autor-data (WOLFF, 2007, p. 24). Usar aspas duplas (“”) apenas para citações diretas e indicação de conceitos. Termos pensados pelo autor (neologismos) e que não constituem/dizem respeito a conceitos exatos devem usar aspas simples (‘’). Expressões realçadas pelo autor, palavras estrangeiras e outros estrangeirismos devem ser transcritos em itálico, assim como eventos e nomes de obras diversas – documentos da Igreja, livros, coletâneas, artigos e afins. Os arquivos devem ser salvos como ‘Documento do Word’.

 

Bibliografia

A bibliografia deverá ser listada ao final do texto, em ordem alfabética, seguindo as normas da ABNT. Fonte Times New Roman, corpo 11, espacejamento 1,0, justificado. Um espaço entre referências.  Não abreviar prenomes. Exemplos seguem abaixo das referências, algumas fictícias.

 

Livros no todo

SOBRENOME, Prenome. Título do livro em negrito. Cidade: Editora, ano.

WOLFF, Elias. A unidade da Igreja: ensaio de eclesiologia ecumênica. São Paulo: Paulus, 2007.

 

Capítulo de livro

SOBRENOME, Prenome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Inicial dos nomes (Org.). Título do livro em negrito. Cidade: Editora, ano. p.

TEIXEIRA, Faustino. Caminhos do diálogo inter-religioso a partir do Vaticano II. In: BRIGHENTI, Agenor; ARROYO, Francisco Merlos (Orgs.). O Concílio Vaticano II: batalha perdida ou esperança renovada? São Paulo: Paulinas, 2015. p. 244-261.

 

Artigo de periódico

SOBRENOME, Prenome. Título do artigo. Título do periódico em negrito, Cidade, volume/ano, número, páginas, data (mês./mês. ano). Disponível em: <www.link.com.br/pdf>. Acesso em: Dia mês. ano.

BRAKEMEIER, Gottfried. Reflexões teológicas sobre o ecumenismo brasileiro. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 31, n. 1, p. 9-19, jan./abr. 1991. Disponível em: <periodicos.est.edu.br/index.php/estudos_teologicos/article/download/984/950>. Acesso em: 11 abr. 2018.

 

Artigo de anais de evento

SOBRENOME, Prenome. Título do artigo. In: TÍTULO DO EVENTO EM CAIXA ALTA, número da edição do evento., ano, Cidade. Tipo de publicação... Local: Editora, ano. Página inicial-final ou especificação do suporte de publicação. Disponível em: <www.link.com.br/pdf>. Acesso em: Dia mês. ano.

WOLFF, Elias. O intercâmbio espiritual como eixo do diálogo das religiões. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO, 5., 2015, Curitiba. Anais eletrônicos... Curitiba: ANPTECRE, 2015. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/index.php/5321234anptecre.pdf>. Acesso em: 11 abr. 2018.

 

Dissertações/teses

SOBRENOME, Prenome. Título da dissertação/tese. ano da elaboração, número de folhas. Denominação do tipo do documento (área de estudo) – Nome da Instituição, local, ano da defesa.

LIMA, Adriano Sousa. A pneumatologia como fundamento teológico do diálogo inter-religioso para as assembleias de Deus. 2016, 209 f. Tese (Doutorado em Teologia) – Escola de Educação e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2016.

 

Obras oriundas de autores entidades

Órgãos eclesiais, governamentais, empresas, associações, congressos, seminários, etc. são mencionados pelo próprio nome, por extenso. Os órgãos governamentais com nomes genéricos, como ministérios, secretarias e coordenações, entre outros, são indicados com subordinação ao órgão superior e à área geográfica a que pertencem. Quando há coincidência de denominações, acrescenta(m)-se órgão(s) subordinado(s), para deixar clara a distinção.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Estímulo a estudos e pesquisas educacionais. Brasília, 1976.

COMISSÃO DE FÉ E ORDEM DO CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS. A Igreja: uma visão ecumênica. Brasília: Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil; São Paulo: Associação de Seminários Teológicos Evangélicos, 2015.

COMISSÃO TEOLÓGICA INTERNACIONAL. O cristianismo e as religiões. São Paulo: Loyola, 1997.

CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. Decreto Unitatis redintegratio: sobre o ecumenismo. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 2005.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. O que é ecumenismo? Uma ajuda para trabalhar a exigência do diálogo. 4. ed. São Paulo: Paulus, 2008.

PONTIFÍCIA COMISSÃO BÍBLICA. A interpretação da Bíblia na Igreja. 9. ed. São Paulo: Paulinas, 2016.

PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A PROMOÇÃO DA UNIDADE DOS CRISTÃOS. A dimensão ecumênica na formação dos que trabalham no ministério pastoral. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 1998.

 

Artigos/notícias/reportagens em jornais/revistas/sites

SOBRENOME, Prenome. Título do artigo/notícia/reportagem. Título do jornal/revista, Local de publicação, página inicial-final, dia mês. ano.

SOBRENOME, Prenome. Título do artigo/notícia/reportagem. Título do site, Local de publicação, dia mês. ano. de publicação. Disponível em: <www.link.com.br>. Acesso em: dia mês. ano.

SILVA, João da. O ecumenismo hoje. Jornal Ecumênico, Curitiba, p. 3-5, 11 abr. 2018.

CARMO, Maria do. Encontro histórico reúne lideranças ecumênicas do Paraná. Portal Ecumênico e Inter-religioso, Curitiba, 11 abr. 2018. Disponível em: <http:/www.portalecumenico.com.br/110418002018mariadocarmo.html>. Acesso em: 12 abr. 2018.

 

Páginas consultadas na internet

SOBRENOME, Prenome. Título, data. Disponível em: <www.link.com.br>. Acesso em: dia mês. ano.

TÍTULO, data. Disponível em: <www.link.com.br>. Acesso em: dia mês. ano.

SOBRENOME, Prenome. Título do texto. Nome da página, data. Disponível em: <www.link.com.br>. Acesso em: dia mês. ano.

TÍTULO. Nome da página, data. Disponível em: <www.link.com.br>. Acesso em: dia mês. ano.

KOSSAR FURTADO, Kevin Willian. Como fazer referências bibliográficas para a Caminhos de Diálogo, 11 abr. 2018. Disponível em: <www.link.com.br/como-fazer-referencias.htm>. Acesso em: 12 abr. 2018.

COMO fazer referências para artigos científicos, 11 abr. 2018. Disponível em: <www.link.com.br/como-fazer-referencias.htm>. Acesso em: 12 abr. 2018.

KOSSAR FURTADO, Kevin Willian. Como fazer referências bibliográficas para a Caminhos de Diálogo. Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCPR, 11 abr. 2018. Disponível em: <www.link.com.br/como-fazer-referencias.htm>. Acesso em: 12 abr. 2018

COMO fazer referências bibliográficas para a Caminhos de Diálogo. Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCPR, 11 abr. 2018. Disponível em: <www.link.com.br/como-fazer-referencias.htm>. Acesso em: 12 abr. 2018.

 

Sobrenomes repetidos

Não usar traços (______.) para sobrenome e prenome repetidos; repetir sobrenome e prenome.

WOLFF, Elias. A unidade da Igreja: ensaio de eclesiologia ecumênica. São Paulo: Paulus, 2007.

WOLFF, Elias. Caminhos do ecumenismo no Brasil: história, teologia, pastoral. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Paulinas/Paulus; São Leopoldo: Sinodal, 2018.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa fonte Times New Roman 11; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. O autor garante que os trabalhos submetidos a esta revista são originais e não foram elaborados com violação a quaisquer direitos de terceiros, tendo obtido todas as autorizações necessárias para inclusão de conteúdos complementares, tais como mas não restritos a traduções, ilustrações, quadros e citações, as quais o autor também se compromete a indicar a fonte precisa de onde foram obtidos. O autor ainda declara que os trabalhos não contém declarações difamatórias, que atentem contra moral, bons costumes, código de conduta do Grupo Marista e/ou que viole direitos de propriedade intelectual.
 

Declaração de Direito Autoral

O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:

 

  1. Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
  2. Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
  3. A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
  • Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
  • Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
  • Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
  • Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
  • Traduzir para qualquer idioma.
  • Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
  • Distribuir.
  • Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
  • Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
  • Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
  • Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
  • Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
  • Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas. 
  1. Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
  2. Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
  3. A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
  4. Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
  5. O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.