Política editorial
Preprints
Todos os artigos devem ser originais e não podem ter sido submetidos para avaliação simultânea em outros periódicos. São aceitos manuscritos que foram depositados em repositórios de preprints (arXiv, bioRxiv, EmeRI, SciELO Preprints, etc.) ou institucionais desde que informado no Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta, que deve ser submetido como arquivo suplementar no momento da submissão.
Acesso aberto
O periódico Fisioterapia em Movimento segue o modelo de Acesso Aberto (Open Access), permitindo o acesso virtual, sem restrição (incluindo restrições financeiras), a todos os textos científicos publicados pelo periódico.
Acesso aberto é a condição em que o detentor dos direitos autorais de um trabalho acadêmico concede direitos de uso a terceiros usando uma licença aberta (Creative Commons Attribution, CC-BY), permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e autorizando qualquer usuário a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, rastreá-los para indexação, passá-los como dados para software ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.
Conformidade com a Ciência Aberta
Seguindo os princípios da Ciência Aberta, que propõe diretrizes para um fazer científico colaborativo, compartilhado e público, o periódico adota o sistema single blind peer review. Desta forma, os pareceristas têm acesso à autoria dos artigos que avaliam, enquanto os autores têm conhecimento de qual editor(a) associado(a) foi designado para seu artigo. Pareceristas e autores, de comum acordo, podem solicitar a publicação dos pareceres dos artigos aprovados com a identificação opcional dos pareceristas e a abertura mútua de suas identidades no processo de avaliação.
Ainda em consonância com a Ciência Aberta, o periódico requer a indicação precisa da contribuição de cada um dos autores em artigos com múltipla autoria e recomenda o compartilhamento de dados, métodos, instrumentos e demais materiais adicionais, preferencialmente disponibilizados em repositórios online abertos (Figshare, Mandeley Data, OSF, SciELO Data, Zenodo).
Adoção de softwares uso de recursos de Inteligência Artificial
O periódico Fisioterapia em Movimento não aceita o uso de chatbots e afins. Quando necessário, inteligências artificiais devem ser utilizadas como ferramenta de auxílio para correções gramaticais e/ou elaboração e gerenciamento de referências.
Preservação digital
Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.
Cobrança de taxas
Para cobrir os custos de publicação, após o aceite é cobrada uma taxa de publicação de R$600 para brasileiros e de U$125 para estrangeiros por artigo aceito para publicação.