Desafios do cuidado centrado na pessoa em dor crônica na fisioterapia: uma metassíntese qualitativa
DOI:
https://doi.org/10.1590/fm.2025.38201Resumo
Introdução: O cuidado centrado na pessoa (CCP) tem sido recomendado como um modelo adequado para o tratamento de pessoas com dor musculoesquelética crônica (DMC), sendo importante compreender como esse modelo tem permeado a prática clínica na fisioterapia. Objetivo: Investigar como fisioterapeutas compreendem e implementam o CCP no tratamento da DMC. Métodos: Trata-se de uma metassíntese de estudos qualitativos (PROSPERO CRD42021268243) sobre fisioterapeutas, em que o CCP foi considerado no tratamento de pessoas com DMC. O Critical Appraisal Skills Program foi utilizado para a avaliação metodológica dos estudos incluídos e a análise temática indutiva foi utilizada para síntese e construção dos resultados. Resultados: Elementos do CCP estão presentes na avaliação do paciente, havendo reconhecimento da importância de um olhar ampliado do paciente e da necessidade de estabelecer vínculo terapêutico. No entanto, perspectivas divergentes e conflitos em relação a como conduzir a abordagem terapêutica mostraram-se presentes nos estudos, indicando questionamentos e incertezas entre entender as necessidades e preferências dos pacientes e seguir as recomendações das diretrizes clínicas. Conclusão: Fisioterapeutas participantes dos estudos entendem os princípios da CCP como relevantes para a prática clínica e os utilizam de forma consistente na avaliação e construção de vínculo com os pacientes. No entanto, persistem incertezas na condução do tratamento da DMC tendo por referência o CCP, enfatizando a necessidade de mais pesquisas para melhor entendimento das disparidades encontradas nas abordagens terapêuticas e melhor a preparação dos profissionais para administrar o PCC.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Adriane Vieira, Sofia Paiva Sventnickas, Karime Mescouto, Mariana Moreno de Araújo, Ana Carolina Bertini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.