Instrumentos de avaliação da postura dinâmica: aplicabilidade ao ambiente escolar

Matias Noll, Cláudia Tarragô Candotti, Adriane Vieira

Abstract


Introdução: Para que a avaliação da postura dinâmica seja efetivada é necessário, primeiramente, conhecer os diversos instrumentos, disponíveis e validados na literatura, apropriados para esse fim. Objetivo: O objetivo deste artigo de revisão sistemática foi descrever, sintetizar e analisar criticamente os instrumentos encontrados na literatura que objetivem avaliar a postura dinâmica, tanto em adultos quanto em escolares, e refletir sobre a possibilidade de utilização desses métodos no ambiente escolar. Materiais e métodos: Foi realizada uma busca sistemática de artigos em bases de dados (Scopus, ScienceDirect, PubMed, SciELO) publicados a partir da década de 1980 e no Banco de Teses e Dissertações da Capes. As palavras-chave utilizadas na busca pelos artigos foram back, spine, back injuries, school, back school, postural hygiene program, education, child, student, posture, em combinação com as palavras-chave evaluation, assessment, measurement, e os respectivos termos em português. Os instrumentos propostos deveriam preencher os seguintes critérios: (a) avaliar a postura corporal durante a realização de atividades da vida diária (AVDs); (b) utilizar critérios pré-definidos de avaliação da postura dinâmica; e (c) avaliar a postura a partir de observação, diretaou a partir de filmagem. Resultados: Foram identificados oito artigos originais que apresentam instrumentos de avaliação da postura dinâmica, avaliando a execução de AVDs a partir de critérios biomecânicos pré-definidos por escalas numéricas; destes, apenas quatro instrumentos foram elaborados com o propósito de avaliar a execução de AVDs de escolares. Considerações finais: Em geral, os instrumentos apresentam algumas limitações metodológicas, embora sejam de fácil aplicabilidade.



DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-51502013000100023

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