GranaBook: a construção da informação em um ter-­‐ ritório midiatizado

Autores

  • Rejane de Oliveira Pozobon
  • Andressa Dembogurski Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v15i37.22461

Palavras-chave:

Territorialização, Desterritorialização, Reterritorialização, GranaBook

Resumo


A configuração da sociedade midiatizada faz com que os processos de comunicação cami-nhem em uma direção em que as tecnologias permitem um novo entendimento dos proces-sos midiáticos. A possibilidade da migração dos conteúdos comunicacionais para outras ambiências faz com que aconteçam procedimentos de desterritorialização e reterritorializa-ção. Para entendermos essas mudanças ocorridas nos últimos tempos e o que isso significa para a sociedade, propomos um estudo dos conceitos de territorialização, desterritorializa-ção e reterritorialização, trazidos por diferentes áreas do conhecimento, e baseados nos pensamentos de Lemos (2005), Santos (2006), Corrêa (2006) e Andrade (2002). Procuramos relacionar os ensinamentos trazidos pelos autores citados com os pensadores do campo da comunicação. Para isto, também faremos uma breve exposição do conceito de midiatização. Por fim, traremos como exemplo a construção do GranaBook, o primeiro guia financeiro colaborativo feito através de interação de usuários da página do Itaú Universitários na rede social digital Facebook.

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Publicado

2014-11-17

Como Citar

Pozobon, R. de O., & Ribeiro, A. D. (2014). GranaBook: a construção da informação em um ter-­‐ ritório midiatizado. Revista De Estudos Da Comunicação, 15(37). https://doi.org/10.7213/rec.v15i37.22461

Edição

Seção

Artigos