Os fluxos de comunicação do Corpo de Bombeiros: estudo de caso no interior do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.7213/comunicacao.7236Palavras-chave:
Comunicação interna, Fluxos de comunicação, Pontos positivos da comunicação, Pontos negativos da comunicaçãoResumo
Este estudo constitui uma análise da percepção dos colaboradores em relação aos fluxos de comunicação interna numa organização pública, em que procurou-se verificar os pontos positivos e negativos na comunicação em instituições públicas, principalmente o caso do Corpo de Bombeiros. A pesquisa do tipo exploratório-descritiva foi desenvolvida no Corpo de Bombeiros de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul. Na coleta de dados, foram realizadas sete entrevistas com servidores da unidade, e foram examinadas por meio da análise de conteúdo. A partir da análise e interpretação dos dados, verificou-se que a organização não utiliza qualquer instrumento de avaliação ou controle da comunicação interna.Os fluxos de comunicação são deficientes a ponto de o servidor ser amparado apenas nos seus documentos formais e na burocracia, portanto não faz da comunicação uma ferramenta de gestão e não tem um fluxo contínuo e adequado. As falhas na comunicação incidem no retrabalho, no desperdício de recursos públicos, bem como no aumento do tempo para prestação dos serviços.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-14
Como Citar
Alves, J. N., Bastide, M. V. L., & Klein, L. L. (2012). Os fluxos de comunicação do Corpo de Bombeiros: estudo de caso no interior do Rio Grande do Sul. Revista De Estudos Da Comunicação, 13(30). https://doi.org/10.7213/comunicacao.7236
Edição
Seção
Artigos
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.