Tente, invente, mas faça o telespectador ser da gente: Globo e Record, a disputa de quase duas décadas

Autores

  • André Kron Marques Zapani

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v11i24.22325

Palavras-chave:

Globo, Record, Audiência, Disputa midiática, Sociedade do hiperespetáculo

Resumo

A disputa midiática televisiva vem ganhando a cada dia novos capítulos na batalha pela conquista da audiência. Este embate, entre líder e vice-líder, que se caracteriza pelos antagonismos desde a fundação à consolidação das marcas, tem em seu cerne predicados litúrgicos do sagrado/profano. A contenda se iniciou há quase 20 anos e hoje integra um processo tautológico temporal cíclico que atualmente vive no ápice de sua visibilidade e de sua espetacularidade. Este artigo busca analisar sinteticamente as causas históricas, políticas e sociais desta rivalidade, tomando como exemplo uma discussão recente, ao vivo, entre repórteres de ambas emissoras em programa diário de televisão aberta, fazendo uma comparação da disputa midiática pela audiência com a sociedade contemporânea do hiperespetáculo e com a produção noticiosa jornalística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-11-14

Como Citar

Zapani, A. K. M. (2010). Tente, invente, mas faça o telespectador ser da gente: Globo e Record, a disputa de quase duas décadas. Revista De Estudos Da Comunicação, 11(24). https://doi.org/10.7213/rec.v11i24.22325

Edição

Seção

Artigos