Consumo: uma construção identitária cultural na sociedade contemporânea

Autores

  • Evelyse Kaminski

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v11i24.22324

Palavras-chave:

Comunicação, Identidade, Marca de luxo, Cultura

Resumo

Construção identitária cultural e consumo implicam a marca de um produto que seduz o consumidor, transferindo- lhe significados simbólicos. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, o objetivo deste artigo é apontar alguns recortes teóricos que permeiam e facilitam a compreensão do processo construtivo da identidade do consumidor e da marca, especialmente a de luxo, uma vez que esta também possui uma identidade que a particulariza. Busca ainda mostrar a importância das estratégias enunciativas nesse contexto. Para isso, as teorias de David Aaker, Mauro C. Tavares, Antonio C. Ciampa, Gilles Lipovetsky e Zygmunt Bauman estão presentes nesse estudo.

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Publicado

2010-11-14

Como Citar

Kaminski, E. (2010). Consumo: uma construção identitária cultural na sociedade contemporânea. Revista De Estudos Da Comunicação, 11(24). https://doi.org/10.7213/rec.v11i24.22324

Edição

Seção

Artigos