RETÓRICA DA IMAGEM E FORMAÇÃO DO VALOR-DE-GOZO

Autores

  • Eliza Bachega Casadei Universidade de São Paulo (ECA/USP), São Paulo - SP

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v10i22.21642

Palavras-chave:

Valor de gozo. Mais-de-Olhar. Mídia. Mercadoria. Retórica da Imagem

Resumo

Ao tomar como premissa a instituição do consumo e do mais-de-olhar como os principais articuladores dos laços sociais, o objetivo do presente artigo é investigar a forma como a imagem se configura como meio para obtenção do mais-de-gozar imaginário. A partir da perspectiva de que a sociedade escópica esteja mais voltada para a sedução do que para o controle, serão utilizados os parâmetros da semiótica da imagem de Umberto Eco para estudar como, a partir de uma série de mecanismos retóricos de ordem metafórica e antonomásica, a imagem apela ao indivíduo, que em troca a transforma em mercadoria por meio da retribuição do olhar.

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Publicado

2009-09-18

Como Citar

Bachega Casadei, E. (2009). RETÓRICA DA IMAGEM E FORMAÇÃO DO VALOR-DE-GOZO. Revista De Estudos Da Comunicação, 10(22). https://doi.org/10.7213/rec.v10i22.21642

Edição

Seção

Artigos