Audiovisual, movimentos sociais e digitalização: pitadas de hip-hop no samba canção!

Autores/as

  • Alvaro Benevenuto Jr.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v17i43.22549

Palabras clave:

Comunicação alternativa, Conteúdos digitais, Difusão, Livre expressão, Movimentos sociais

Resumen


A digitalização dos processos na área da comunicação deu agilidade para elaborar os conteúdos, ampliou o acesso a dados e informações em fontes distantes e acelerou a difusão/distribuição dos conteúdos. As empresas da mídia tradicional, apesar das crises operacionais, estão sob a batuta da velocidade digital. Neste cenário, verifica-se a ocorrência de inúmeros espaços virtuais nos quais a expressão de ideias análogas ao status quo é frequente e acirra a disputa de versões acerca do cotidiano, seja social, político ou econômico. Essa nova arena de difusão de ideias potencializa aquilo que, há três décadas, era chamado de comunicação alternativa e impacta na oferta da possibilidade de a sociedade refletir sobre o momento vivido. Este texto apresenta alguns apontamentos sobre o processo e pensa acerca de oportunidades do desenvolvimento regional a partir do acesso facilitado aos meios de produção de conteúdos, que pertenciam àqueles que tinham capital para fazê-lo, à luz da Economia Criativa.

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Publicado

2016-11-20

Cómo citar

Benevenuto Jr., A. (2016). Audiovisual, movimentos sociais e digitalização: pitadas de hip-hop no samba canção!. Revista De Estudos Da Comunicação, 17(43). https://doi.org/10.7213/rec.v17i43.22549

Número

Sección

Artigos