A comunicação corporativa na sociedade de consumidores: do discurso da felicidade ao mundo da decepção

Autores/as

  • Marcelo da Silva

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v17i42.22546

Palabras clave:

Felicidade, Comunicação corporativa, Decepção, Sociedade de consumo

Resumen


A sociedade contemporânea de consumo tornou-se o epicentro no qual os sujeitos se esmeram na busca pela felicidade, pertencimento e aprazimento; ao mesmo tempo, amargam as consequências da decepção, tanto nas relações societais quanto nas consumeristas. O consumo liga-se a um sistema ideológico que se trama ao redor de informações e significados que se expressam em diferentes linguagens. Dessa forma, este artigo reflete, teoricamente, por meio de pesquisa bibliográfica, acerca da comunicação corporativa no contexto da sociedade de consumidores, considerando os sentidos de hedonismo que povoam a retórica publicitária e a idiossincrasia consumista como um “tonel das Danaides”, o qual orquestra com êxito o descontentamento e a frustração de muitos. Nesse sentido, a promessa da felicidade por meio de produtos e serviços e a administração da decepção compõem universos com os quais as organizações devem, urgentemente, lidar.

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Publicado

2016-11-20

Cómo citar

Silva, M. da. (2016). A comunicação corporativa na sociedade de consumidores: do discurso da felicidade ao mundo da decepção. Revista De Estudos Da Comunicação, 17(42). https://doi.org/10.7213/rec.v17i42.22546

Número

Sección

Artigos