Diálogos com uma mídia rastreável – pistas do leitor nos seis anos do site Imperatriz Notícias

Autores/as

  • Lucas Santiago Arraes Reino
  • Thaisa Cristina Bueno
  • Marco Antônio Gehlen

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v17i42.22539

Palabras clave:

Ciberjornalismo, Rastreabilidade, Imperatriz Notícias

Resumen

A proposta deste artigo é discutir como a rastreabilidade – capacidade de reunir informações a respeito dos internautas utilizando ferramentas de coleta de dados em páginas na internet – pode ajudar a entender o comportamento dos leitores, bem como guiar as ações dos veículos de informação para gerar um diálogo mais efetivo com seu consumidor de conteúdo. Neste artigo, analisamos seis anos de dados coletados pela ferramenta Google Analytics a respeito dos leitores do jornal Imperatriz Notícias, que em 2016 completou seis anos e foi o primeiro site de notícias de Imperatriz (MA). Como resultado, chegamos a dados rastreados a partir do site analisado que investigam as informações a partir do número total de 802.134 acessos ao site no período de seis anos. Foram considerados itens como a média de visualizações de páginas, tempo médio de leitura das notícias, principais tecnologias e plataformas de acesso, ou seja, um rol de informações que podem favorecer produtores de conteúdo no desenvolvimento de um jornalismo de melhor qualidade e, principalmente, mais próximo aos interesses de seus consumidores. Vale salientar que o estudo se debruça particularmente sobre o caso do Imperatriz Notícias, mas os itens avaliados podem servir de roteiro inicial para investigações de natureza semelhante em outros casos de produtos jornalísticos na internet. Por fim, o artigo aponta mudanças na rotina produtiva dos veículos a partir das potencialidades que os estudos desses rastros permitem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-11-20

Cómo citar

Reino, L. S. A., Bueno, T. C., & Gehlen, M. A. (2016). Diálogos com uma mídia rastreável – pistas do leitor nos seis anos do site Imperatriz Notícias. Revista De Estudos Da Comunicação, 17(42). https://doi.org/10.7213/rec.v17i42.22539

Número

Sección

Artigos