Os romances sentimentais e a revolução digital: os processos de criação dos projetos de democratização da leitura nos livros do coração
DOI:
https://doi.org/10.7213/rec.v16i41.22534Palabras clave:
Revolução digital, E-books, Romances sentimentais, Projetos de democratização da leituraResumen
Os romances sentimentais, aqueles que centram seu enredo em contar histórias de amor, geram um montante de 1,52 bilhões de dólares em vendas anuais. Porém, com a popularização do formato digital, no início do século XXI, esse mercado tem sofrido mudanças drásticas. Se o formato digital permite a reprodução das obras em um suporte distinto do impresso, expandindo vendas, também possibilita a sua reprodução não autorizada, de forma ilimitada, uma vez que os e-books lançados na internet podem ser, inúmeras vezes, baixados. Assim, o foco deste trabalho está nos projetos de democratização destes livros que permitem o seu download gratuito nos inúmeros blogs que se especializam nestes romances. Os projetos disponibilizam, em PDF ou em Word, sucessos impressos antigos do mercado, bem como best sellers atuais do gênero, publicados ou não no Brasil. Neste contexto, nos indagamos como se dá, mediados por estes projetos, o processo de produção destes e-books artesanais. Assim, este trabalho tem o objetivo de discutir como a revolução digital impactou o mercado dos “livros do coração” a partir da lógica de produção dos projetos de democratização da leitura que pululam na internet, e que são a principal fonte de alimentação dos blogs que tratam do tema. Para tal, a metodologia utilizada foi a hermenêutica de profundidade de Thompson (1995), especificamente a sua análise sócio-histórica e formal ou discursiva. Neste sentido, este trabalho visa a investigar as lógicas que orientam os projetos de democratização dos livros sentimentais, pois acreditamos que tais projetos têm desempenhado um papel de relevância no que diz respeito às transformações que se gestem no consumo dos romances contemporâneos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.