‘É gol na TV... e no smartphone?’: um estudo sobre o comportamento do telespectador na segunda tela
DOI:
https://doi.org/10.7213/rec.v16i40.22526Palabras clave:
Segunda Tela, Televisão, Interatividade, Smartphone, FutebolResumen
Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre os usos e interações com mídias móveis associadas a programas de televisão – fenômeno conhecido como “segunda tela”. Com base nas referências da literatura sobre o conceito, foi realizado um estudo de caso de caráter quantitativo e qualitativo, em que foram coletados, descritos e interpretados dados sobre a experiência de telespectadores com smartphone ao assistir partidas de futebol do Campeonato Brasileiro de 2014 transmitidas pela TV Globo. Os resultados mostram que a ideia de TV social no Brasil ainda é forte, já que os participantes utilizam mais as mídias sociais do que aplicativos especificamente dedicados às transmissões dos jogos. Também indicam que os momentos de maior interação com a segunda tela ocorrem durante a parti-da e principalmente durante gols, e menos antes e depois dos jogos. Por fim, apontam alguns tipos de conteúdos compartilhados, mídias utilizadas e diferenças de interação entre faixas etárias distintasDescargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-11-20
Cómo citar
Angeluci, A. C. B., & Santa, B. P. (2015). ‘É gol na TV. e no smartphone?’: um estudo sobre o comportamento do telespectador na segunda tela. Revista De Estudos Da Comunicação, 16(40). https://doi.org/10.7213/rec.v16i40.22526
Número
Sección
Artigos
Licencia
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.