O Brasil na ótica do jornal norte-americano The New York Times

Autores/as

  • José Rosamilton de Lima
  • Ivanaldo Oliveira dos Santos Filho

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v16i40.22524

Palabras clave:

Imagem do Brasil, Análise do Discurso, Editorial, The New York Times

Resumen

Neste trabalho analisamos o editorial “A voz do Brasil no cenário mundial”, publicado no dia 21 de março de 2015, pelo The New York Times, que enfatiza a situação econômica e política de nosso país. Estamos subsidiados pela Análise do Discurso e utilizamos como categorias de análise a memória discursiva, a história, o enunciado, o sujeito e o discurso. Nos baseamos teoricamente em Foucault (2008), Orlandi (2005), Bauman (2005), Lopez (1988), Achard (2007), Leite (2007), entre outros. Nosso objetivo é investigar como o mencionado jornal estadunidense constrói a imagem social do Brasil no que se refere à economia e política perante o cenário mundial. Portanto, constatamos que é construída uma imagem negativa do Brasil por considerar que a presidente Dilma, apesar de toda a sua trajetória de luta por um país com justiça social, não tem conseguido fazê-lo avançar no cenário mundial. Logo, na ótica do The New York Times, nosso país está vivenciando uma crise econômica e política que atraiu o olhar da mídia internacional pelos escândalos de corrupção com o envolvimento de políticos brasileiros na Petrobras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2015-11-20

Cómo citar

Lima, J. R. de, & Santos Filho, I. O. dos. (2015). O Brasil na ótica do jornal norte-americano The New York Times. Revista De Estudos Da Comunicação, 16(40). https://doi.org/10.7213/rec.v16i40.22524

Número

Sección

Artigos