Comunicação, educação e cidadania: análise do uso de mídias em escolas do Cariri cearense

Autores/as

  • Rosane da Silva Nunes

DOI:

https://doi.org/10.7213/comunicao.15.036.ao07

Palabras clave:

Educação, Comunicação, Cidadania

Resumen


A utilização de ferramentas midiáticas nas escolas apresenta um potencial pedagógico significativo na aprendizagem de conteúdo, além de constituir um espaço com forte possibilidade de aprendizagem ao trabalho coletivo, favorecendo a prática da cidadania. Este trabalho traz considerações e evidências sobre a relação entre a educação e a comunicação no desenvolvimento do estudante por meio de práticas educomunicativas no ambiente escolar. O locus do estudo é a região do Cariri Cearense – municípios do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. A pesquisa foi iniciada em fevereiro de 2012 e lança mão de procedimentos metodológicos quanti-qualitativos, envolvendo técnicas de apuração do número de escolas com ações educomunicacionais, aplicação de formulários semiestruturados com vistas a conhecer a estrutura de trabalho nesses projetos, observação direta das atividades educomunicacionais e abordagens interventivas. Pode-se apontar como resultado a verificação da instabilidade dos projetos de comunicação nas escolas e o potencial de contribuição destes para a formação cidadã dos educandos.

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Publicado

2014-11-17

Cómo citar

Nunes, R. da S. (2014). Comunicação, educação e cidadania: análise do uso de mídias em escolas do Cariri cearense. Revista De Estudos Da Comunicação, 15(36). https://doi.org/10.7213/comunicao.15.036.ao07

Número

Sección

Artigos