O Facebook como espaço público virtualizado nas eleições
DOI:
https://doi.org/10.7213/comunicao.15.036.ao01Palabras clave:
Mídias sociais, Participação política, Eleições, Comunicação digitalResumen
O uso das mídias sociais para a divulgação de campanhas eleitorais tem sido uma das estratégias de propaganda dos candidatos para ampliação da visibilidade política. Um dos diferenciais desses dispositivos é proporcionar a interação entre os participantes. A cada eleição, a busca por outros meios de propagação de conteúdo e aproximação e comunicação com eleitores se tornou relevante para quem pleiteia um cargo político. Este artigo se propõe a analisar práticas de participação dos eleitores e comentários disponibilizados no Facebook por cinco candidatos a prefeito de Natal (RN), entre 21 e 30 de setembro de 2012. Foi estudada uma parte desses comentários e conversas, com ênfase na interação entre eleitores e candidatos. O objetivo foi entender o modo como os internautas participaram do jogo político eleitoral naquele ano. Notou-se que os candidatos deram ênfase a conteúdo voltado para o ritmo cotidiano de propaganda eleitoral, como os compromissos de carreatas e caminhadas pelos bairros da cidade, mensagens de ataque aos concorrentes e o registro das atividades de campanha, o que repercutiu na dinâmica dos comentários, que foram, em sua maioria, de apoio, parabenização, otimismo e mobilização. O método empregado foi a etnografia virtual, com observação e descrição das práticas online desses atores.
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