Celular: o gadget da inclusão social para a baixa renda

Autores/as

  • Maria de Lourdes Bacha
  • Celso Figueiredo Neto
  • Angela Schaun

DOI:

https://doi.org/10.7213/comunicao.35.014AO03

Palabras clave:

Celular, Consumidor de baixa renda, Inclusão social

Resumen


Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do celular como fator de inclusão digital e social para a população de baixa renda de São Paulo, capital. O artigo se inicia com breve referencial teórico, seguido da apresentação dos principais resultados e conclusões. Trata-se de um estudo empírico, exploratório descritivo longitudinal feito em duas fases (2006 e 2011), com realização de entrevistas pessoais junto a usuários/proprietaries de celular de baixa renda, residentes na cidade de São Paulo, Brasil, selecionados através de amostra não probabilística por conveniência. Embora os resultados não possam ser generalizados para o universo de usuários de celular, face à escolha do tipo de amostragem, os resultados permitem admitir que, para a população pesquisada, as mudanças trazidas pelo celular sejam avaliadas positivamente. O celular pode ser classificado como fator contributivo para a inclusão digital e social, impulsionando o indivíduo para o exercício da cidadania ativa, principalmente no que se refere à socialização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2013-11-17

Cómo citar

Bacha, M. de L., Figueiredo Neto, C., & Schaun, A. (2013). Celular: o gadget da inclusão social para a baixa renda. Revista De Estudos Da Comunicação, 14(35). https://doi.org/10.7213/comunicao.35.014AO03

Número

Sección

Artigos