Webcasting como jornalismo de internet: uma análise da pragmática da comunicação digital

Autores/as

  • Rafael Duarte Oliveira Venancio

DOI:

https://doi.org/10.7213/comunicao.35.014AO02

Palabras clave:

Jornalismo, Linguagem midiática, Webcasting, Internet

Resumen


O presente trabalho pretende analisar o webcasting como prática representante do chamado Jornalismo de Internet. Utilizando um arcabouço teórico da filosofia analítica da linguagem, com destaque para a pragmática de John R. Searle, o objetivo é mostrar como o webcasting ajuda o jornalismo encontrar uma linguagem e lógica próprias dentro do campo das mídias digitais. O foco metodológico é na aplicação da taxonomia das doze diferenças que compõe a força ilocucionária, resultando assim em uma separação, a nível pragmático, da ação lingüística do Jornalismo de Internet perante os demais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2013-11-17

Cómo citar

Venancio, R. D. O. (2013). Webcasting como jornalismo de internet: uma análise da pragmática da comunicação digital. Revista De Estudos Da Comunicação, 14(35). https://doi.org/10.7213/comunicao.35.014AO02

Número

Sección

Artigos