A voz e a vez da classe C

Autores/as

  • Katia Maria Belisário

DOI:

https://doi.org/10.7213/comunicacao.7656

Palabras clave:

Classe social, Mídia, Jornalismo, Popular, Cotidiano

Resumen


Surge no Brasil um novo perfil de telespectador, ouvinte, leitor e internauta, fruto do crescimento econômico e do surgimento da denominada “nova classe média”. Estudo do Instituto de Pesquisa a Data Popular, setembro de 2010, mostra que famílias de classe C têm R$ 427,6 bilhões para gastar com produtos e serviços. A mídia, de modo geral, cobiça a audiência e o consumo desse segmento, mas são os jornais populares que brilham. O Super Notícia, de Belo Horizonte, é hoje o jornal mais vendido do país, de acordo com dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC), de junho 2012, especialmente na classe C. Segundo o IVC, ele vendeu 324.000.exemplares/dia contra 296.986 da Folha se S. Paulo. Este artigo objetiva nvestigar quais os elementos estimuladores de consumo do jornal popular pela classe C, de que forma atinge esse público e qual a influência do jornal na vida e no cotidiano dessas pessoas.

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Publicado

2013-11-17

Cómo citar

Belisário, K. M. (2013). A voz e a vez da classe C. Revista De Estudos Da Comunicação, 14(33). https://doi.org/10.7213/comunicacao.7656

Número

Sección

Artigos