Documentação e arte: campos imiscíveis do universo fotográƒco?

Autores/as

  • João Guilherme de Melo Peixoto

DOI:

https://doi.org/10.7213/comunicacao.7659

Palabras clave:

Fotografia, Documentação, Produção Artística, Valor

Resumen


Desde seu surgimento, o campo da fotografia atravessa alterações as quais se mostram significativas para a definição dos critérios de valoração da atividade. Com o seu desenvolvimento, a produção de imagens sai de um setor primário (produção artesanal, unitária; participação direta do agente) para atingir uma secundidade (mecanização, utilização, serialização), o que representa uma incorporação de elementos da modernidade na sua essência. Contudo, pode-se observar que mudanças nas cadeias de produção, edição e circulação/consumo no universo fotográfico na contemporaneidade transcendem questões tecnológicas e/ou metodológicas e acionam debates os quais amplificam os questionamentos sobre o estatuto da imagem fotográfica. O presente artigo aborda as relações estéticas e de valor referentes à produção documental e artística para o universo fotográfico por meio da análise de trabalhos que oscilam entre os limites desses dois grandes campos da fotografia (a documentação e a arte). Quais os principais atributos que diferenciam tais gêneros? Existem pontos em comum entre eles?

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Publicado

2013-11-17

Cómo citar

Peixoto, J. G. de M. (2013). Documentação e arte: campos imiscíveis do universo fotográƒco?. Revista De Estudos Da Comunicação, 14(33). https://doi.org/10.7213/comunicacao.7659

Número

Sección

Artigos