“A POLUIÇÃO DA POBREZA”: A COBERTURA DAS CONFERÊNCIAS CLIMÁTICAS – ESTOCOLMO, 1972; RIO 1992; KIOTO 1997 E COPENHAGUE, 2009 – POR VEJA
DOI:
https://doi.org/10.7213/rec.v12i29.22379Palabras clave:
Jornalismo, Análise do discurso, Subjetividade jornalística, Práticas discursivas, Práticas sociaisResumen
As práticas discursivas produzem e fazem circular sentidos na(s) sociedade(s). Dessa maneira, contemporaneamente,não podemos negar que os discursos midiáticos devem ser, seguindo Foucault, tomados como uma “superfície de emergência” dessas práticas discursivas. Assim, é possível afirmar que o discurso jornalístico intervém, não somente em práticas discursivas, mas, também e sobretudo em práticas sociais. Um exemplo disso é a construção e a disseminação dos discursos do “caos climático”, a partir de Uma Verdade Inconveniente, de Al Gore, em meados de 2006. Dessa maneira, a proposta dessa reflexão-conversa é analisar a importância dada aos discursos pró-verde e de “estamos devorando o planeta” nas coberturas (nos momentos imediatamente anteriores, posteriores e durante a realização)das conferências climáticas de Estocolmo (Suécia), Rio de Janeiro (Brasil), Kioto (Japão) e Copenhague (Dinamarca) realizadas, respectivamente, em 1972, 1992, 1997 e 2009, pela mais importante revistasemanal de informação brasileira (Veja). Assim, partindo da premissa de que os meios de comunicação, aqui sintetizados pelo jornalismo, ao (re)produzir discursos, legitimam modos de ver e estar no mundo, serão dissecadas quanti e qualitativamente as edições 197, 1237, 1238, 1239, 1525 e 2143. O objetivo é evidenciar que os constructos do jornalismo atual, como artefatos, se inserem em influentes redes discursivas entrelaçadas às outras redes, as de poder, que, assim, reforçam posições-sujeito condizentescom as práticas e os valores da sociedade neoliberal.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-11-14
Cómo citar
Pereira, A. C. (2011). “A POLUIÇÃO DA POBREZA”: A COBERTURA DAS CONFERÊNCIAS CLIMÁTICAS – ESTOCOLMO, 1972; RIO 1992; KIOTO 1997 E COPENHAGUE, 2009 – POR VEJA. Revista De Estudos Da Comunicação, 12(29). https://doi.org/10.7213/rec.v12i29.22379
Número
Sección
Artigos
Licencia
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.