O paradoxo dos vilões simpáticos: caracterização dos personagens nas produções audiovisuais

Autores/as

  • Fabio Henrique Feltrin

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v11i26.22346

Palabras clave:

Estereotipia, Produção audiovisual, Vilão aprovado

Resumen

Este ensaio faz uma análise do personagem vilão que angaria a simpatia do público em narrativas audiovisuais.Fundamenta-se em Nöel Carroll (2004) para analisar o paradoxo do vilão aprovado em sua propostade uma aliança entre personagem e espectador. Apresenta-se aqui a ótica de Richard Dyer (1999), a fimde destacar a importância do estereótipo para a construção dos personagens. O estudo apresenta umametodologia analítica comparativa, a fim de trazer os aspectos principais do objeto de estudo, gerandouma reflexão não generalizada e focada na produção audiovisual. Também se apresentam, como base deestudo, filmes nacionais como Estômago (2007), O homem que copiava (2003) e O invasor (2001). Este estudotraz, ainda, como complemento, uma avaliação da minissérie Os sopranos, a fim de enriquecer a análisecom foco no audiovisual e traçar uma comparação entre seriado e longa-metragem.

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Publicado

2010-11-14

Cómo citar

Feltrin, F. H. (2010). O paradoxo dos vilões simpáticos: caracterização dos personagens nas produções audiovisuais. Revista De Estudos Da Comunicação, 11(26). https://doi.org/10.7213/rec.v11i26.22346

Número

Sección

Ensaio