Do objectivo para o subjectivo

Autores/as

  • Pedro Daniel Rodrigues da Costa

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v11i26.22343

Palabras clave:

Subjectivo, Tecnologia, Cibercultura, Ciberespaço

Resumen

A passagem da comunicação e da informação unilateral (mass-media) para a comunicação horizontal(self-media) tem sido responsável pela introdução do subjectivo nos conteúdos e nas formas da vida pósmoderna. Valores como o hedonismo, o tribalismo, o nomadismo, o fragmentário, a fusão, entre outros, conseguem, por meio das tecnologias actuais, maior expressão e maior grau de recombinação das formas e dos conteúdos humanos. Todas essas dinâmicas permitem uma expressão social mais heterogénea e plural do que na era moderna. Assistimos actualmente a um crescimento exponencial da cultura subjectiva, pois se na modernidade existiu uma ruptura acelerada pela mudança de um ideal pedagógico para outro, em que a objectivação e a razão comandaram o caminho social, na pós-modernidade parece assistir-se, por meio das fusões entre antropológico e tecnológico, a uma inversão do peso da cultura objectiva emdetrimento da experiência cultural subjectiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2010-11-14

Cómo citar

Costa, P. D. R. da. (2010). Do objectivo para o subjectivo. Revista De Estudos Da Comunicação, 11(26). https://doi.org/10.7213/rec.v11i26.22343

Número

Sección

Artigos