UM ENSAIO SOBRE O PAPEL DA MÍDIA NA MUDANÇA ORGANIZATIVA DOS PARTIDOS POLÍTICOS BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.7213/rec.v10i23.22314Palabras clave:
Comunicação política, Partidos políticos, Meios de comunicaçãoResumen
Pesquisas sobre a capacidade dos partidos políticos atuarem enquanto “atalho informacional” para os eleitores argumentam, em diversos textos, que estes teriam sofrido um declínio de seu papel em decorrência da preponderância midiática no jogo político eleitoral. O objetivo deste ensaio consiste em realizar o levantamento bibliográfico referente à teoria organizacional dos partidos políticos justaposto à argumentação de pesquisadores que tiveram a mídia brasileira – especialmente a televisa – como objeto de pesquisa durante as eleições. Sob o enfoque da teoria organizativa dos partidos, o texto questiona uma afirmação recorrente nos estudos de Comunicação Política: a substituição dos partidos políticos pelos meios de comunicação. Pelo levantamento da bibliografia, e com foco específico no caso brasileiro, sugere cautela na afirmação da dominância dos meios de comunicação vis-à-vis com os partidos políticos nacionais.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2009-11-13
Cómo citar
Paula, C. de. (2009). UM ENSAIO SOBRE O PAPEL DA MÍDIA NA MUDANÇA ORGANIZATIVA DOS PARTIDOS POLÍTICOS BRASILEIROS. Revista De Estudos Da Comunicação, 10(23). https://doi.org/10.7213/rec.v10i23.22314
Número
Sección
Artigos
Licencia
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.