A POPULARIZAÇÃO DO CELULAR E AS NOVAS PRÁTICAS SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.7213/rec.v10i21.18447Palabras clave:
Mídia-educação. Comunicação comunitária. Comunicação dialógica.Midiatização. Ecossistema comunicativoResumen
A posse e a utilização de dispositivos digitais, sobretudo do celular, por um número cada vez maior de moçambicanos constitui-se numa alternativa à mídia tradicional hegemônica. Através desses meios, os indivíduos têm acesso a informações de seu interesse, podem expor seus pontos de vista, e, ao mesmo tempo, têm a possibilidade de veicular suas próprias versões sobre os acontecimentos. Este artigo discute o fenômeno da popularização do celular em Moçambique e analisa as reconfigurações das práticas sociais contemporâneas e sua contribuição para a constituição de novo sujeito social. Nesse cenário, interessa-nos compreender como a apropriação desses dispositivos digitais altera a dinâmica do relacionamento interpessoal e o ritmo de vida das pessoas, sobretudo, das comunidades rurais e periféricas. Esta discussão tem como fundamentação teórica os postulados de Eugênio Trivinho (2007) e Willes Geaquinto (2002) que dissecam, respectivamente, sobre a reconfiguração social e a necessidade de participação efetiva dos cidadãos nesses processos em vista à sua emancipação na definição dos destinos comuns.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2009-08-29
Cómo citar
Adelino António Sanveca Muatiacale, L. (2009). A POPULARIZAÇÃO DO CELULAR E AS NOVAS PRÁTICAS SOCIAIS. Revista De Estudos Da Comunicação, 10(21). https://doi.org/10.7213/rec.v10i21.18447
Número
Sección
Artigos
Licencia
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.