COMUNICAÇÃO DA DOAÇÃO DE SANGUE: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DAS TEORIAS COGNITIVAS

Autores/as

  • Silvia Terra Ludwig PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v9i20.16598

Palabras clave:

Comunicação, Agenda-setting, Gap hypothesis, Usos e gratificações, Doação de sangue

Resumen

O presente artigo propõe-se a refletir sobre a relevância da investigação dos efeitos cognitivos da comunicação da doação de sangue, partindo do princípio de que em seus esforços para aumentar a doação, as instituições têm tradicionalmente apelado aos instintos altruísticos dos doadores potenciais. Observa-se que o papel do Estado é relevante neste setor e que os discursos veiculados figuram como ferramentas para formar climas de opinião no espaço social. Para a análise, optou-se pela Teoria do Agenda-Setting, a Gap Hypothesis e a Teoria dos Usos e Gratificações. A pesquisa demonstra que as teorias cognitivas apresentadas contribuem para o estudo da comunicação da doação de sangue, revelando a importância da atenção para os processos que envolvem o receptor e permitem entender os atributos fundamentais de seu comportamento. Emerge deste estudo a importância da atenção para os processos básicos e estáveis que envolvem o receptor e permitem entender os atributos fundamentais de seu comportamento.

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Publicado

2008-08-14

Cómo citar

Terra Ludwig, S. (2008). COMUNICAÇÃO DA DOAÇÃO DE SANGUE: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DAS TEORIAS COGNITIVAS. Revista De Estudos Da Comunicação, 9(20). https://doi.org/10.7213/rec.v9i20.16598

Número

Sección

Artigos