JORNALISMO CULTURAL BRASILEIRO: ASPECTOS E TENDÊNCIAS

Autores/as

  • Francisco de Assis Universidade de Taubaté (Unitau)

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v9i20.16586

Palabras clave:

Jornalismo cultural, Produção jornalística, Imprensa brasileira, Qualidade do jornalismo.

Resumen

O artigo discute os aspectos que norteiam a produção do jornalismo cultural no Brasil e aponta suas principais tendências. Adota a pesquisa bibliográfica como recurso metodológico, identificando a natureza dessa especialidade jornalística e levantando questões pertinentes a ela. Para isso, realizou-se um levantamento das principais obras sobre o assunto – entre livros, artigos e demais trabalhos acadêmicos – existentes na literatura comunicacional brasileira. A discussão proposta se apoia em cinco vertentes consideradas fundamentais para a discussão sobre a prática jornalística na área cultural: os possíveis limites entre cultura e entretenimento; a produção de variedades; a influência da propaganda e da concorrência; o papel da crítica a respeito dos bens simbólicos; e o preparo do jornalista. Como resultado, o texto evidencia a organização do jornalismo cultural na imprensa brasileira e reforça a importância da qualidade desse tipo de produto midiático.

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Publicado

2008-08-14

Cómo citar

de Assis, F. (2008). JORNALISMO CULTURAL BRASILEIRO: ASPECTOS E TENDÊNCIAS. Revista De Estudos Da Comunicação, 9(20). https://doi.org/10.7213/rec.v9i20.16586

Número

Sección

Artigos