A PERCEPÇÃO DO ESPECTADOR ADOLESCENTE FRENTE ÀS DIVERSAS LINGUAGENS CINEMATOGRÁFICAS
DOI:
https://doi.org/10.7213/rec.v9i18.15371Palabras clave:
Estudo de recepção, Cinema como prática social, Estudos culturais.Resumen
A partir do tema “Cinema como prática”, este estudo teve como objetivo principal verificar o modo como adolescentes recebem filmes de diferentes linguagens. Para isso, realizou-se um Estudo de Recepção com um universo formado por 15 adolescentes, com faixa de idade entre 12 e 18 anos. A análise dos resultados foi fundamentada nos Estudos Culturais que entendem o espectador como sujeito ativo e crítico, não objeto passivo da “interpelação”, considerando-se assim, por um lado, a espectatorialidade estruturada e determinada, e por outro, aberta e polimorfa. Foram levados em conta, também, os conhecimentos de arquétipo e de gêneros dramáticos dos pesquisados, pois a familiarização com essas estruturas é um elemento importante no processo de compreensão da narrativa fílmica.Descargas
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Publicado
2008-07-14
Cómo citar
Barbosa Borges, A., & Canguçu Rodrigues, S. F. (2008). A PERCEPÇÃO DO ESPECTADOR ADOLESCENTE FRENTE ÀS DIVERSAS LINGUAGENS CINEMATOGRÁFICAS. Revista De Estudos Da Comunicação, 9(18). https://doi.org/10.7213/rec.v9i18.15371
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