COMUNICAÇÃO E FORMAÇÃO EM MÍDIAS DIGITAIS: novas práticas sociais na formação de profesores de ciências

Autores/as

  • Adriane Lizbehd Halmann Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v8i16.14519

Palabras clave:

Blogs, Mídias digitais, Formação de professores, Reflexão docente, Práticas sociais

Resumen

Atendendo a várias demandas contemporâneas de comunicação, difusão do conhecimento e construção colaborativa, utilizando mídias digitais e web, propomos a inserção de diários eletrônicos (blogs) na formação de professores de Ciências Naturais na Universidade Federal da Bahia. Os diários da prática pedagógica são indicados por alguns autores como instrumento de registro e análise da prática, ou ainda como instrumento de pesquisa, apontando sempre sua potencialidade como instrumento de reflexão docente. Os resultados obtidos demonstram que os blogs podem ser uma forma de diário da prática pedagógica, possibilitando, além da reflexão individual, a reflexão conjunta, a formação de comunidades, a cooperação, a extrapolação do espaço-tempo da escola, a inserção de outras formas de conhecimento na prática escolar e nos indica outras práticas sociais e educacionais, transformando as formas de pensar a/na educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2007-07-07

Cómo citar

Lizbehd Halmann, A. (2007). COMUNICAÇÃO E FORMAÇÃO EM MÍDIAS DIGITAIS: novas práticas sociais na formação de profesores de ciências. Revista De Estudos Da Comunicação, 8(16). https://doi.org/10.7213/rec.v8i16.14519

Número

Sección

Comunicações Científicas