Telenovela brasileira: uma crítica diagnóstica
DOI:
https://doi.org/10.7213/rec.v17i43.22553Keywords:
Telenovela brasileira, Crítica diagnóstica, SociedadeAbstract
O artigo tem como objetivo discutir a presença da telenovela brasileira na programação aberta a partir de uma abordagem de cunho social, histórico e econômico. Para isso, toma como perspectiva teórico-metodológica a “Crítica Diagnóstica” do pesquisador norte-americano Douglas Kellner, colocando-a em diálogo com informações coletadas em pesquisa bibliográfica e documental sobre televisão e telenovela. Conclui-se que as telenovelas, na maioria das vezes, mostraram o Brasil das elites brancas, do eixo Rio-São Paulo, estereotipado e sem respeitar a configuração étnico-racial do país. Entretanto, em alguns momentos, exibiram avanços que foram discutidos pelas famílias brasileiras, como: a emancipação feminina, a igualdade de direitos dos homossexuais, a ascensão econômica dos afrodescendentes etc. Além disso, as telenovelas são as principais atrações da grade televisiva aberta, movimentam toda uma indústria do entretenimento, estão inseridas na lógica capitalista e de uma indústria cultural preocupada em gerar lucro, sem compromisso em formas fidedignas de representação do que seria o Brasil e o povo brasileiro.
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