O poder da comunicação das redes sociais nos movimentos populares
DOI:
https://doi.org/10.7213/rec.v17i42.22547Keywords:
Comunicação, Redes sociais, Poder, Manifestações popularesAbstract
O presente artigo apresenta uma abordagem e breve análise dos estudos teóricos e reflexões críticas que perpassam o conceito de poder, na perspectiva política e social mediada pelas redes sociais, no contexto político com as manifestações populares que ocorreram em junho de 2013 no Brasil. Os últimos acontecimentos do mês de junho de 2013 mudaram o comportamento, a participação e a comunicação brasileira, que chama a atenção do país e do mundo real e virtual com o grito “Vem pra Rua”, impulsionado pelas redes sociais e cantado por mais de 1,5 milhões de pessoas que participaram dos protestos realizados nas ruas em mais de 100 cidades brasileiras, segundo dados apresentados por meio de diversos jornais, como Correio popular, Gazeta do Povo, Jornal do Brasil, Goiás 24 horas, Folha de São Paulo, Globo.com, e noticiados em diversos veículos de comunicação, entre eles a TV e o rádio. Incentivadas pela atuação dos grupos no Facebook, as manifestações e movimentos populares tomaram uma grande proporção no que se refere à insatisfação das decisões de gestão tomadas pela maioria dos governantes; milhões de pessoas de todos os estados, de norte a sul do país, saíram às ruas em passeatas pacíficas com o objetivo de manifestar sua opinião e reivindicar melhorias nos serviços públicos prestados pelo governo. Para tanto, são explicitadas e analisadas as práticas de repercussão do movimento em veículos de comunicação internacionais, além da interação da rede social Facebook como mediadora do poder de comunicação, exercendo uma grande influência nas agendas e pautas políticas da gestão pública brasileira.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-11-20
How to Cite
Bartkiw, P. I. N. (2016). O poder da comunicação das redes sociais nos movimentos populares. Revista De Estudos Da Comunicação, 17(42). https://doi.org/10.7213/rec.v17i42.22547
Issue
Section
Articles
License
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.