Comunicação, arte e cultura: a mediação midiática nos modos de ver e produzir saberes artísticos culturais na cidade Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.7213/comunicao.15.036.ao06Keywords:
Comunicação, Arte, Cultura, Mediação midiáticaAbstract
Este artigo visa comunicar o resultado de uma pesquisa sobre a influência da mídia nos modos de ver e produzir saberes artísticos culturais em Curitiba, no Paraná. Parte-se da análise do Jornal Gazeta do Povo como mídia preferencial para a pesquisa e fonte de abordagem com os informantes e interlocutores desta pesquisa. Os conceitos de comunicação, arte e cultura são trabalhados na perspectiva de compreender o entrelaçamento que se dá por meio da mediação midiática, assim como compreender os processos de significação, de apropriação e assimilação dos saberes culturais. O instrumento de análise de dados que foi aplicado é a análise de conteúdo preconizada por Bardin (2004). Na análise de conteúdo, não é só o conteúdo em si das comunicações que interessa, mas procura-se atingir, por meio da mensagem aparente, o que esta tem a nos dizer sobre os significados de natureza sociológica, psicológica, histórica e cultural que envolvem o discurso.Downloads
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2014-11-17
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Gonçalves, A. A. de O. (2014). Comunicação, arte e cultura: a mediação midiática nos modos de ver e produzir saberes artísticos culturais na cidade Curitiba. Revista De Estudos Da Comunicação, 15(36). https://doi.org/10.7213/comunicao.15.036.ao06
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