Um jogo de regras sociais

Authors

  • Thaiane Moreira de Oliveira
  • Emmanoel Martins Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.7213/comunicacao.14.034.ao03

Keywords:

Games studies, Cibercultura, Jogos, Práticas sociais

Abstract


Este trabalho tem por objetivo apresentar um mapeamento sobre as práticas sociais existentes e necessárias para a vivência da experiência em Jogos de Realidade Alternada. Defendemos que, embora este seja um gênero de jogo que não possui regras bem definidas, existem regras implícitas e explícitas que dizem respeito aos comportamentos sociais dos interatores, necessárias para a interação entre os jogadores e seus pares. Defendemos, ainda, que tais regras não se aplicam unicamente aos jogadores em si, mas compõem a relação entre estes e os produtores deste gênero de jogo. Para tanto, como aporte metodológico utilizamos observação participante, juntamente com outras práticas metodológicas, como entrevistas informais por e-mail e presença nos live actions, entre os anos de 2009 a 2012, a fim de investigar as interações entre os jogadores em diversas produções deste gênero de jogo, observando grande parte dos espaços sociais existentes nos jogos de realidade alternada.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-11-17

How to Cite

Oliveira, T. M. de, & Ferreira, E. M. (2013). Um jogo de regras sociais. Revista De Estudos Da Comunicação, 14(34). https://doi.org/10.7213/comunicacao.14.034.ao03

Issue

Section

Articles