Comunicação midiática e educação na cibercultura

Authors

  • Antonio Francisco Magnoni
  • Daniele Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.7213/comunicacao.7425

Keywords:

Comunicação midiática, Cibercultura, Educação, Games

Abstract


Este artigo tem por objetivo discutir como a comunicação pode contribuir de forma efetiva com a educação na cibercultura, por meio do projeto de ambientes educativos que se configurem conforme a linguagem específica do ciberespaço. Consideramos as tecnologias digitais como linguagem e, portanto, como formas de comunicação. Como base teórica, utilizamos a semiótica peirceana, para as questões referentes à linguagem, o conceito de tecnologias da inteligência, para a relação da técnica com mídias digitais e os conceitos de emergência e de arquitetura transmissível para pensar as interfaces comunicacionais do ciberespaço. Fizemos uma breve reflexão sobre os entraves políticos, administrativos, sociais, culturais e econômicos que impedem o desenvolvimento de formas de educação mais apropriadas à cibercultura. Depois, apontamos algumas aproximações entre os campos da educação e da comunicação e fizemos algumas observações sobre qualidades das mídias digitais que podem contribuir para o melhor aproveitamento delas como ferramenta educacional. Finalmente, indicamos uma abordagem educativo-comunicacional dos games como uma possível saída para fazer das tecnologias comunicacionais interfaces audiovisuais interativas, capazes de educar na era da cibercultura.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-11-17

How to Cite

Magnoni, A. F., & Fernandes, D. (2012). Comunicação midiática e educação na cibercultura. Revista De Estudos Da Comunicação, 13(32). https://doi.org/10.7213/comunicacao.7425

Issue

Section

Articles