Em busca da “aura” perdida

Authors

  • Eduardo Yoshio Nunomura

DOI:

https://doi.org/10.7213/comunicacao.7233

Keywords:

Aura, Ciberespaço, Reprodutibilidade, Cultura, Obra de arte

Abstract

No contexto do ciberespaço, o autêntico e o original de uma obra de arte ganham outros significados e valores, os objetos criados dentro e fora dele podem ser reproduzidos instantânea e infinitamente. Se o valor de exposição passa a ter muito mais importância do que seu valor de culto, quanto mais uma produção artística circular, maior será o seu reconhecimento enquanto tal. É o fim absoluto da “aura” como conceituou Walter Benjamin? Se não, o que poderia vir a ser o seu paralelo nesse ambiente virtual, onde todos se tornam produtores e receptores culturais? Este artigo procura aproximar a teoria de Benjamin com o mundo digital contemporâneo, propiciando uma leitura diferenciada para o ciberespaço.

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Published

2012-11-14

How to Cite

Nunomura, E. Y. (2012). Em busca da “aura” perdida. Revista De Estudos Da Comunicação, 13(30). https://doi.org/10.7213/comunicacao.7233

Issue

Section

Articles