CORPO, MÍDIA E STATUS SOCIAL: reflexões sobre os padrões de beleza
DOI:
https://doi.org/10.7213/rec.v10i23.22317Keywords:
Beleza, Revistas femininas, Mídia e influênciaAbstract
Este artigo busca avaliar como as revistas femininas têm explorado o padrão de boa forma e beleza em seus conteúdos, relacionando-os ao status social. Propõe-se, a partir da análise da revista feminina Claudia, identificar separadamente os conteúdos relativos à beleza e os relativos à boa forma, verificar quantos deles relacionam beleza e/ou boa forma ao status social, e ainda analisar como o padrão de boa forma e beleza é construído por esse veículo de comunicação. Para a realização da pesquisa utiliza-se a análise de conteúdo, sendo o universo o conteúdo da revista dos meses de julho a novembro de 2009. A amostra são os conteúdos da editoria Beleza e Saúde, que foram divididas em duas categorias: boa forma e beleza, utilizando-se, deste modo, a análise categorial temática. A interpretação dos dados mostrou que dos 29 conteúdos analisados, 28 relacionam beleza e boa forma com status social, na medida em que induzem ao uso de técnicas e produtos de preços elevados para a obtenção de um corpo magro, bonito e saudável. Pode-se deduzir ainda que o padrão de beleza construído pela publicação está associando a magreza com saúde e status social.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2009-11-13
How to Cite
Flor, G. (2009). CORPO, MÍDIA E STATUS SOCIAL: reflexões sobre os padrões de beleza. Revista De Estudos Da Comunicação, 10(23). https://doi.org/10.7213/rec.v10i23.22317
Issue
Section
Articles
License
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.