O MERCADO PUBLICITÁRIO MINEIRO E O CONCEITO DE CADEIA DE VALOR: perspectivas para o ensino em publicidade e propaganda
DOI:
https://doi.org/10.7213/rec.v10i21.18453Keywords:
Publicidade. Negócios. Publicidade mineira. Formação profissional. Cadeia de valor.Abstract
Este artigo apresenta um possível diagnóstico para inovação em projetos pedagógicos da área de Publicidade e Propaganda, como desdobramento da análise dos resultados da pesquisa intitulada: “O Mercado de Trabalho em Publicidade e Propaganda de Belo Horizonte: Dimensões, Mudanças e Tendências” finalizada em 2007, com recursos da FES-BH. Na pesquisa foi apontada uma série de carências na formação profissional dos publicitários, bem como um conjunto de oportunidades de negócios na área de publicidade não aproveitadas em seu pleno potencial de expansão do mercado Rev. Estud. Comun., Curitiba, v. 10, n. 21, p. 37-47, jan./abr. 2009 1 Trabalho apresentado ao NP Publicidade e Propaganda, do VIII Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom. ISSN 1518-9775 Licenciado sob uma Licença Creative Commons 38 Rev. Estud. Comun., Curitiba, v. 10, n. 21, p. 37-47, jan./abr. 2009 CARDOSO, J. M. et al. mineiro. A proposta deste artigo é discutir possíveis cruzamentos entre a formação profissional – pensada através de quatro eixos temáticos de orientação à construção curricular – e a maximização de tais oportunidades de negócio, tomando como horizonte conceitual a rediscussão da noção de cadeia produtiva em termos de cadeia de valor.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2009-08-29
How to Cite
Maquiaveli Cardoso, J. (2009). O MERCADO PUBLICITÁRIO MINEIRO E O CONCEITO DE CADEIA DE VALOR: perspectivas para o ensino em publicidade e propaganda. Revista De Estudos Da Comunicação, 10(21). https://doi.org/10.7213/rec.v10i21.18453
Issue
Section
Articles
License
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.