‘É gol na TV... e no smartphone?’: um estudo sobre o comportamento do telespectador na segunda tela

Autores

  • Alan César Belo Angeluci
  • Bianca Pasquim Santa

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v16i40.22526

Palavras-chave:

Segunda Tela, Televisão, Interatividade, Smartphone, Futebol

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre os usos e interações com mídias móveis associadas a programas de televisão – fenômeno conhecido como “segunda tela”. Com base nas referências da literatura sobre o conceito, foi realizado um estudo de caso de caráter quantitativo e qualitativo, em que foram coletados, descritos e interpretados dados sobre a experiência de telespectadores com smartphone ao assistir partidas de futebol do Campeonato Brasileiro de 2014 transmitidas pela TV Globo. Os resultados mostram que a ideia de TV social no Brasil ainda é forte, já que os participantes utilizam mais as mídias sociais do que aplicativos especificamente dedicados às transmissões dos jogos. Também indicam que os momentos de maior interação com a segunda tela ocorrem durante a parti-da e principalmente durante gols, e menos antes e depois dos jogos. Por fim, apontam alguns tipos de conteúdos compartilhados, mídias utilizadas e diferenças de interação entre faixas etárias distintas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-11-20

Como Citar

Angeluci, A. C. B., & Santa, B. P. (2015). ‘É gol na TV. e no smartphone?’: um estudo sobre o comportamento do telespectador na segunda tela. Revista De Estudos Da Comunicação, 16(40). https://doi.org/10.7213/rec.v16i40.22526

Edição

Seção

Artigos