Comunicação, arte e cultura: a mediação midiática nos modos de ver e produzir saberes artísticos culturais na cidade Curitiba

Autores

  • Adalgisa A. de Oliveira Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.7213/comunicao.15.036.ao06

Palavras-chave:

Comunicação, Arte, Cultura, Mediação midiática

Resumo

Este artigo visa comunicar o resultado de uma pesquisa sobre a influência da mídia nos modos de ver e produzir saberes artísticos culturais em Curitiba, no Paraná. Parte-se da análise do Jornal Gazeta do Povo como mídia preferencial para a pesquisa e fonte de abordagem com os informantes e interlocutores desta pesquisa. Os conceitos de comunicação, arte e cultura são trabalhados na perspectiva de compreender o entrelaçamento que se dá por meio da mediação midiática, assim como compreender os processos de significação, de apropriação e assimilação dos saberes culturais. O instrumento de análise de dados que foi aplicado é a análise de conteúdo preconizada por Bardin (2004). Na análise de conteúdo, não é só o conteúdo em si das comunicações que interessa, mas procura-se atingir, por meio da mensagem aparente, o que esta tem a nos dizer sobre os significados de natureza sociológica, psicológica, histórica e cultural que envolvem o discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-11-17

Como Citar

Gonçalves, A. A. de O. (2014). Comunicação, arte e cultura: a mediação midiática nos modos de ver e produzir saberes artísticos culturais na cidade Curitiba. Revista De Estudos Da Comunicação, 15(36). https://doi.org/10.7213/comunicao.15.036.ao06

Edição

Seção

Artigos