Um jogo de regras sociais

Autores

  • Thaiane Moreira de Oliveira
  • Emmanoel Martins Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.7213/comunicacao.14.034.ao03

Palavras-chave:

Games studies, Cibercultura, Jogos, Práticas sociais

Resumo


Este trabalho tem por objetivo apresentar um mapeamento sobre as práticas sociais existentes e necessárias para a vivência da experiência em Jogos de Realidade Alternada. Defendemos que, embora este seja um gênero de jogo que não possui regras bem definidas, existem regras implícitas e explícitas que dizem respeito aos comportamentos sociais dos interatores, necessárias para a interação entre os jogadores e seus pares. Defendemos, ainda, que tais regras não se aplicam unicamente aos jogadores em si, mas compõem a relação entre estes e os produtores deste gênero de jogo. Para tanto, como aporte metodológico utilizamos observação participante, juntamente com outras práticas metodológicas, como entrevistas informais por e-mail e presença nos live actions, entre os anos de 2009 a 2012, a fim de investigar as interações entre os jogadores em diversas produções deste gênero de jogo, observando grande parte dos espaços sociais existentes nos jogos de realidade alternada.

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Publicado

2013-11-17

Como Citar

Oliveira, T. M. de, & Ferreira, E. M. (2013). Um jogo de regras sociais. Revista De Estudos Da Comunicação, 14(34). https://doi.org/10.7213/comunicacao.14.034.ao03

Edição

Seção

Artigos