Comunicação midiática e educação na cibercultura

Autores

  • Antonio Francisco Magnoni
  • Daniele Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.7213/comunicacao.7425

Palavras-chave:

Comunicação midiática, Cibercultura, Educação, Games

Resumo


Este artigo tem por objetivo discutir como a comunicação pode contribuir de forma efetiva com a educação na cibercultura, por meio do projeto de ambientes educativos que se configurem conforme a linguagem específica do ciberespaço. Consideramos as tecnologias digitais como linguagem e, portanto, como formas de comunicação. Como base teórica, utilizamos a semiótica peirceana, para as questões referentes à linguagem, o conceito de tecnologias da inteligência, para a relação da técnica com mídias digitais e os conceitos de emergência e de arquitetura transmissível para pensar as interfaces comunicacionais do ciberespaço. Fizemos uma breve reflexão sobre os entraves políticos, administrativos, sociais, culturais e econômicos que impedem o desenvolvimento de formas de educação mais apropriadas à cibercultura. Depois, apontamos algumas aproximações entre os campos da educação e da comunicação e fizemos algumas observações sobre qualidades das mídias digitais que podem contribuir para o melhor aproveitamento delas como ferramenta educacional. Finalmente, indicamos uma abordagem educativo-comunicacional dos games como uma possível saída para fazer das tecnologias comunicacionais interfaces audiovisuais interativas, capazes de educar na era da cibercultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-11-17

Como Citar

Magnoni, A. F., & Fernandes, D. (2012). Comunicação midiática e educação na cibercultura. Revista De Estudos Da Comunicação, 13(32). https://doi.org/10.7213/comunicacao.7425

Edição

Seção

Artigos